sábado, 8 de abril de 2017

DOMINGO DE RAMOS


A liturgia de hoje está dividida em duas partes. Na primeira somos convidados a entrar triunfalmente com Jesus em Jerusalém, a cidade santa. Somos dos que fazem parte da multidão meio desorganizada, mas sincera, dos que aclamam Jesus como Aquele que veio ao mundo para fazer apenas o bem, como o príncipe da Paz, como Aquele que nos revela Deus Amor por cada ser vivente. Já na segunda parte todas as leituras no encaminham para o que é essencial na nossa fé: a Páscoa do Senhor Jesus. Preparemo-nos para esta semana que nos leva a redescobrir, no mais profundo de nós mesmos, o quando somos amados infinitamente por Deus, a ponto de ter dado Seu Único e Amado Filho por cada um de nós. Só Deus, Nosso Senhor, nos ama assim.


 Na primeira leitura (Is. 50, 4-7) Isaías convida-nos a contemplar o “servo sofredor”, o “servo de Javé”, que tudo dá, incluindo a Sua própria vida, numa entrega total a Deus Pai, por amor dos homens, para que estes conheçam como Deus, Uno e Trino, ama infinitamente cada um dos seus filhos. Meu Deus, é impressionante o amor que nos tens, bendito e louvado sejas pelos tempos sem fim.


Na 2ªleitura S.Paulo, desafia-nos a irmos mais longe, a ver em Jesus, incluindo no caminho da Cruz, o mistério, imenso e único, do Amor de Deus por cada ser humano. Convida-nos a deixarmo-nos amar pelo Filho de Deus, a n’Ele darmos glória a Deus pelas maravilhas que fez em nosso favor.

"Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." 
 Filip 2, 6-11

No Evangelho (Mt 26, 14 – 27, 66), S.Mateus, convida-nos a contemplar a paixão e a morte do Senhor Jesus. Sentimo-nos, por um lado, parte daquela multidão que se deixou manipular e condena um inocente, mas por outro somos solidários com S.Pedro, que após a sua negação de Jesus, chora profundamente o seu pecado e parte para a luta, passando a dar testemunho do seu grande amor ao Filho de Deus. Peçamos a S.Pedro que  nos ensine a voltar sempre para Deus, sejam quais forem as voltas que dermos para o reencontrarmos. Que nada nos afaste deste amor, sem limites, que Deus tem por cada um de nós.


Senhor, bendito e louvado sejas por nos amares assim, desta forma total e sem limites. Obriga Senhor Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário