domingo, 23 de abril de 2017

II DOMINGO DE PÁSCOA 
DOMINGO DA MISERICÓRDIA


Disse o senhor padre, na missa em que participei hoje, que as duas primeiras leituras, deste domingo, tinham em comum o facto de terem sido escritas na mesma época (séc.II d.C.), quando as comunidades tinham perdido o vigor, a força inicial e estavam a necessitar de uma ajuda suplementar, para recuperarem a fé, a vivência cristã dos primeiros tempos. Estas leituras são, para nós, hoje, como um despertar para a realidade essencial na nossa vida, que é a certeza de que Cristo ressuscitou, está vivo e é testemunho do amor de Deus por cada um de nós, da misericórdia de Deus em nosso favor.


Na 1ªleitura (Atos 2, 42-47) somos introduzidos no ideal da dinâmica da vida de uma comunidade cristã. Assim, também nós, hoje, somos desafiados a ser nas nossas paróquias, comunidades de irmãos assíduos ao ensino das verdades da nossa fé, à oração, à fração do pão e à comunhão fraterna.


Na 2ªleitura S.Pedro louva Deus de uma forma muito bela e, ao mesmo tempo, tão profunda, que nos comunica a certeza do quanto somos amados por Deus, em Jesus Cristo Seu amado Filho. Demos, nós também, louvor e glória ao nosso Deus, que nos ama infinitamente, muito para além do que possamos imaginar.
"Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na sua grande misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece. Esta herança está reservada nos Céus para vós que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que se vai revelar nos últimos tempos. Isto vos enche de alegria, embora vos seja preciso ainda, por pouco tempo, passar por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé – muito mais preciosa que o ouro perecível, que se prova pelo fogo – seja digna de louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo Se manifestar. Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, acreditais n’Ele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas." 
1 Pedro 1, 3-9



No evangelho (Jo 20, 19-31) encontramo-nos como os Apóstolos, na nossa vida, com as portas fechadas. É aí, no domingo - 1º dia da semana - no meio de tudo o que somos e fazemos, que Jesus se apresenta e nos dá a Sua Paz, envia o Seu Espírito sobre nós e nos revela o quanto Deus nos ama. É este Amor que somos chamados a testemunhar, no nosso dia a dia, com quantos connosco convivem. 


Senhor, envia sobre mim a Tua Misericórdia.

Sem comentários:

Enviar um comentário