domingo, 20 de dezembro de 2015

ANO C

IV DOMINGO DO ADVENTO


No último domingo do advento a liturgia diz-nos que de Belém, cidade pequena e desconhecida, há de surgir o Messias. Simultaneamente conduz-nos a Maria, humilde e pertencente a uma família comum, mas grande porque acreditou no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor. É com os que confiam no Senhor e lhe abrem o coração, que é feita a história do Amor de Deus pelos homens. 


Na 1ª leitura Miqueias (Miq 5, 1-4a)  torna claro que o Senhor Deus,  para habitar entre nós, escolhe caminhos de humildade e pobreza. Podia ter nascido na  cidade grande e importante, mas optou pela pequena e desconhecida Belém. Optar pelos mais fracos e pobres é o caminho que nos é proposto nesta leitura.


Na 2ª leitura (Hebr 10, 5-10) S.Paulo traz até nós a profundidade do Amor de Deus, presente na entrega total de Jesus ao Pai: «Eis-Me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade». É nesta intimidade amorosa, de Jesus com o Pai, que somos introduzidos ao contemplarmos o Menino Jesus que “está quase a nascer”.


No Evangelho encontramos uma das figuras centrais do Advento, Maria a Mãe de Jesus. Quando Maria disse sim a Deus, entregou-se de alma e coração ao projeto de amor de Deus pela humanidade. E ei-la, já como Mãe de Jesus, que parte para longe para ajudar sua prima, que precisa de si. Impressiona esta disponibilidade pronta e total, sem olhar ao que passava consigo própria. Não admira que santa Isabel exclame: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.». Obrigada Mãe por teres acreditado no cumprimento de tudo o que o Senhor disse a teu respeito. Bendita e louvada sejas.

«Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidad­­e de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor»
Lc 1, 39-45


Querida Mãe entrego-me à tua proteção. Guia-me. Ensina-me a amar teu filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário