terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Rainha e Padroeira de Portugal 
desde 25 de março de 1646 
(assim proclamada em cortes, por D.João IV)


Neste tempo  de Advento, a caminho do Natal de Jesus, nas leituras deste dia dedicado especialmente a Nossa Senhora, somos convidados a olhar para Maria, a IMACULADA, e a perceber como Ela entrou nos planos de Deus para revelar o Seu Amor infinito para com cada um de nós.

Na 1ª leitura (Gen 3,9-15.20.) o autor sagrado procura explicar a origem do mal no mundo. Recorrendo a várias imagens, vai enumerando algumas das posições que tomamos quando confrontados com o mal que fazemos. E é aí que nos situa na nossa relação com o próprio Deus. 


A 2ª leitura é, no meu entender, um dos mais belos hinos ao Amor de Deus, por nós, Seus filhos muito amados, no Único Filho, em quem pôs todas as suas complacências. Só alguém como S. Paulo, que experimentou o que é ser amado por Deus, é capaz de exprimir deste modo o quanto Deus ama cada um de nós. Bendito sejas Senhor por nos amares assim.

"Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença.
Ele nos predestinou, conforme a benevolência da sua vontade, a fim de sermos seus filhos adotivos, por Jesus Cristo, para louvor da sua glória e da graça que derramou sobre nós, por seu amado Filho.
Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios d’Aquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade, para sermos um hino de louvor da sua glória, nós que desde o começo esperámos em Cristo." 
Ef. 1,3-6.11-12. 
No evangelho(Lucas 1,26-38.) conseguimos entrever a realização das promessas feitas no Antigo Testamento. Mas, mais ainda, é-nos dado antever que o Filho de Maria é o Filho de Deus. É em Maria que tão grande mistério de Amor se torna presente no meio de nós. 
Obrigada, Mãe do Céu, por teres dito sim ao Anjo Gabriel e assim tornares possível a realização dos planos amorosos de Deus em relação à humanidade.


Querida Mãe, neste ano Santo da Misericórdia, ensina-nos a amar Jesus e n'Ele a amarmos os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário