domingo, 16 de março de 2014

LEVANTAI-VOS E NÃO TEMAIS


As árvores já têm folhas e algumas estão mesmo repletas de flores. Parece que o tempo mau já passou e que a primavera espreita. O sol brilha e aquece os corações! Os dias vão sendo maiores...E assim vamos avançando no caminho quaresmal que Jesus nos vai apresentando.



Hoje, na  primeira leitura a liturgia apresenta-nos Abraão a pôr-se a caminho, deixando a sua terra como resposta ao pedido de Deus. Sem seguranças terrenas, parte confiado apenas e só no Senhor. 
Abraão confia plenamente em Deus Pai, não oferece qualquer resistência, simplesmente parte sem saber para onde vai, totalmente entregue a Deus. 
E porque obedeceu a Deus, em tudo o que fez foi abençoado.

Na 2ª leitura S.Paulo afirma claramente que em Jesus, pela Sua graça, cada um de nós é chamado à santidade. Às vezes acho que nós cristãos não acreditamos nas palavras deste homem de fé!  Ah, se tivéssemos fé como ele!!!


No Evangelho de hoje S. Mateus relembra-nos que Jesus vai a caminho de Jerusalém e que é durante essa caminhada que Ele, para encorajar os discípulos, revela a alguns que verdadeiramente é o Filho de Deus.

"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos»."
 Mt 17, 1-9

E como não são só os discípulos que desanimam na caminhada  para Jerusalém, mas também nós sentimos muitas dificuldades no caminhar em direção à santidade, de que falava S. Paulo na 2ª leitura, Jesus vem em nosso socorro e diz-nos "Levantai-vos,não temais". Sim, em Jesus tudo é possível, pois Ele é o Filho amado de Deus. Só temos que o escutar. 


Senhor, que nesta quaresma os meus ouvidos te escutem e o meu coração se converta a Ti e só a Ti. 

Sem comentários:

Enviar um comentário