sábado, 12 de fevereiro de 2022

Ano C -2022

DOMINGO VI DO TEMPO COMUM

As leituras deste domingo conduzem-nos ao verdadeiro caminho para a busca da felicidade. Podem existir várias opções, mas só há uma forma de alcançar a felicidade, que é pôr toda a confiança, toda a esperança no Senhor nosso Deus. Entreguemo-nos de alma e coração a Deus e estaremos no percurso certo.



Na 1ªleitura (Jer 17, 5-8) Jeremias contrapõe o que acontece a quem confia no homem, face ao que pode esperar aquele que confia totalmente em Deus. Diz o profeta que nada tem a temer o que põe toda a sua confiança no Senhor. Deixemo-nos guiar por Jesus, o único que nos pode conduzir a Deus, a verdadeira felicidade, a vida em plenitude, o Amor sem fim.

“Eis o que diz o Senhor: «Maldito quem confia no homem e põe na carne toda a sua esperança, afastando o seu coração do Senhor. Será como o cardo na estepe, que nem percebe quando chega a felicidade: habitará na aridez do deserto, terra salobre, onde ninguém habita. Bendito quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança. É como a árvore plantada à beira da água, que estende as suas raízes para a corrente: nada tem a temer quando vem o calor e a sua folhagem mantém-se sempre verde; em ano de estiagem não se inquieta e não deixa de produzir os seus frutos»." 



Na 2ªleitura (1 Cor 15, 12.16- 20) S.Paulo centra-nos em Jesus ressuscitado e na força da ressurreição. É em Jesus ressuscitado que tudo é renovado e a nossa vida passa a ter outro sentido, pois a morte foi vencida de uma vez para sempre. Em Jesus morto, mas também ressuscitado, fomos resgatados e reconquistados para Deus, passámos a ser filhos adotivos, no Filho. Bendito e louvado sejas Senhor Jesus, ressuscitado, vivo no meio de nós.

“Irmãos: Se pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, porque dizem alguns no meio de vós que não há ressurreição dos mortos? Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, ainda estais nos vossos pecados; e assim, os que morreram em Cristo pereceram também. Se é só para a vida presente que temos posta em Cristo a nossa esperança, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas não. Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram.”



No evangelho (Lc 6, 17.20-26) Jesus apresenta o caminho seguro para a felicidade, que são as bem-aventuranças. Há caminhos mais fáceis, mas o único que conduz à felicidade é este, não há outro. Que o Senhor que guie, nos ilumine e nos dê a coragem de optar sempre por Ele.

“Naquele tempo, Jesus desceu do monte, na companhia dos Apóstolos, e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidónia. Erguendo então os olhos para os discípulos, disse: Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os “homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação. Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome. Ai de vós, que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar. Ai de vós, quando todos os homens vos elogiarem. Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas.”



Senhor, que eu opte sempre por Ti, que sejas a única força em quem sempre me apoie.



Ser pobre no coração: isto é santidade.

Reagir com humilde mansidão: isto é santidade.

Saber chorar com os outros: isto é santidade.

Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade.

Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade.

Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade.

Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade.

Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário