quinta-feira, 28 de junho de 2018

SOLENIDADE DE S.PEDRO E S.PAULO


A liturgia, hoje, convida-nos a olhar, de coração aberto, para estas duas figuras incontornáveis da história da Igreja. Leva-nos a considerar o seu exemplo de entrega total, como resposta de amor, a Jesus Cristo e a louvar a Deus pelo Seu projeto de Amor incalculável, por todos e por cada um de nós.


Na 1ª leitura (Atos 12, 1-11) ressalta, perante os nossos olhos, ainda atónitos, face ao que se está a passar com Pedro, o imenso amor de Deus aos que a Ele se entregam de alma e coração. Deus nunca nos abandona, mesmo quando a situação é muito complicada. Está mesmo presente e atua sempre em nosso benefício, seja através dos nossos amigos, ou por meio daqueles com quem não simpatizamos mesmo nada. Deixemo-nos cativar por Deus Amor e Misericórdia sem fim.
“De repente, apareceu o Anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela da cadeia. O Anjo acordou Pedro, tocando-lhe no ombro, e disse-lhe: «Levanta-te depressa». E as correntes caíram-lhe das mãos. Então o Anjo disse-lhe: «Põe o cinto e calça as sandálias». Ele assim fez. Depois acrescentou: «Envolve-te no teu manto e segue-me». Pedro saiu e foi-o seguindo, sem perceber a realidade do que estava a acontecer por meio do Anjo; julgava que era uma visão. Depois de atravessarem o primeiro e o segundo posto da guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, e a porta abriu-se por si mesma diante deles.  Saíram, avançando por uma rua, e subitamente o Anjo desapareceu. Então Pedro, voltando a si, exclamou: «Agora sei realmente que o Senhor enviou o seu Anjo e me libertou das mãos de Herodes e de toda a expetativa do povo judeu».


Na 2ªleitura (2 Tim 4, 6-8.17-18)  S.Paulo, tenha sido ele, ou não, a escrevê-la, num texto belíssimo, faz uma espécie de testamento religioso. É impressionante a força da sua fé, a profundidade da sua entrega e a confiança total em Deus Amor. Como é belo viver assim! Deus seja louvado nos Seus santos! Deixemo-nos contagiar por S.Paulo. Vale a pena, acho eu.
“Caríssimo: Eu já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. O Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de todo o mal e me dará a salvação no seu reino celeste. Glória a Ele pelos séculos dos séculos. Ámen.” 


No evangelho S. Pedro, porta-voz de todos os discípulos, de ontem, de hoje e de sempre, reconhece Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Interioriza, pela ação do Espírito Santo, a profunda intimidade, a comunhão total de amor de Jesus com Deus Pai. E, é este santo, de coração simples e puro, totalmente entregue a Deus, que nos desafia a fazer o mesmo, nas nossas vidas, cada um ao seu jeito. Ao contemplar S.Pedro e os vários episódios da sua vida, torna-se claro, para nós, hoje, o poder da ação de Deus num coração que todo se lhe entrega. Foi assim com S.Pedro e com os outros santos, logo pode ser assim também connosco, se aderirmos, de coração, ao projeto de Amor que Deus tem para cada um de nós, para assim chegar a todos os povos e nações.
"Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus»."
Mt 16, 13-19

Senhor, envia sobre mim o Teu Santo Espírito e preenche-me totalmente. Que sejas tudo para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário