sábado, 16 de dezembro de 2017

III DOMINGO DO ADVENTO


O Natal está muito perto. O Menino Deus renasce, mais uma vez, no nosso coração. Alegremo-nos, porque Ele já veio e está no meio de nós, mas também porque podemos festejar o Seu nascimento. Demos graças e louvemos a Deus pelo Seu imenso Amor, por todos e por cada um de nós. Maranatá! Maranatá!


Toda a liturgia de hoje convida à alegria e a 1ªleitura (Is 61, 1-2a.10-11)  fá-lo de uma forma muito bela, através do profeta Isaías:  “O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção aos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas joias. Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.” Juntemo-nos ao profeta no louvor e ação de graças a Deus. Deixemos que o nosso coração se encha do Amor de Deus e rejubilemos de alegria, porque somos amados por Deus até ao infinito.


S.Paulo, na 2ªleitura (1 Tes 5, 16-24),  também nos exorta a viver na alegria e a orar continuamente ao Senhor: Irmãos: Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias, pois é esta a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus. Não apagueis o Espírito, não desprezeis os dons proféticos; mas avaliai tudo, conservando o que for bom. Afastai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. É fiel Aquele que vos chama e cumprirá as suas promessas.”


S.João, no Evangelho, vem relembrar-nos a razão da nossa alegria: Jesus, o Filho de Deus veio ao mundo, está no meio de nós e é a prova viva do quanto Deus ama cada ser vivente.  Ele, que no batismo se fez a "Luz" que inundou todo o nosso ser e infundiu o nosso espírito,  é a razão de de da nossa alegria. Alegremo-nos no Seu Amor. "Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?». Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?». «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?». Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?». Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque batizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu batizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a batizar."
 Jo 1, 6-8.19-28 


Eu te dou graças Senhor pelo Teu imenso Amor por mim, por cada um de nós, pela humanidade inteira. Louvado sejas Senhor, hoje e sempre. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário