sábado, 9 de dezembro de 2017

II DOMINGO DO ADVENTO


Já estamos na segunda semana do Advento e a liturgia de hoje, por meio de Isaías e de S.João Batista, convida-nos à conversão, como forma de preparar o caminho do Senhor. 


Na 1ªleitura (Is 40, 1-5.9-11) Isaías consola o povo no exílio, anunciando o regresso à terra prometida, mas, para isso, terão que preparar, no deserto, o caminho do Senhor, abrindo na estepe uma estrada para Deus. Ultrapassadas todas as dificuldades, alcançarão a terra dos seus antepassados e poderão festejar, porque, diz o profeta, um Salvador ser-lhes-á enviado. «Eis o vosso Deus. O Senhor Deus vem com poder, o seu braço dominará. Com Ele vem o seu prémio, precede-O a sua recompensa. Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais dispersos; tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso». Estas são também palavras de consolo para todos nós, homens do séc.XXI. Deixemos que Jesus nos estreite nos seus braços e nos dê a Sua Paz.


Na 2ªleitura (2 Pedro 3, 8-14) S. Pedro anuncia a segunda vinda de Jesus e a forma como a devemos preparar: “Portanto, caríssimos, enquanto esperais tudo isto, empenhai-vos, sem pecado nem motivo algum de censura, para que o Senhor vos encontre na paz.”


No Evangelho, S. João Batista apela à conversão de coração, para prepararmos a vinda de Jesus, no Natal deste ano. Nós, que já fomos batizados no Espírito Santo, temos em nós a Graça que recebemos nesse dia e fez de nós filhos no Filho. Peçamos a Jesus o dom da conversão a fim de, na pureza do nosso coração, nos reencontramos com Ele, como o centro da nossa vida. Aproveitemos mais esta oportunidade, que Deus nos dá, de vivermos este Natal em comunhão com o Menino Deus, que quer habitar no coração de cada um de nós e dar-nos a Sua Paz.
Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo».”
 Mc 1, 1-8 


Senhor, concede-me o dom da conversão de coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário