sábado, 26 de agosto de 2017

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje conduzem-nos à vivência em Igreja, onde cada um tem a sua missão  (o mais responsável é aquele a quem são entregues as chaves), mas tendo sempre como centro Jesus, o Filho de Deus.


Na 1ªleitura (Is 22, 19-23)  as chaves são entregues a Eliacim, que passa a ser o detentor do poder. Esta leitura ajuda-nos a perceber melhor o evangelho, pois Eliacim prefigura Pedro, a quem Jesus confia a condução do Seu Povo. “E nesse mesmo dia chamarei o meu servo Eliacim, filho de Elcias. Hei de revesti-lo com a tua túnica, hei de pôr-lhe à cintura a tua faixa, entregar-lhe nas mãos os teus poderes. E ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei aos seus ombros a chave da casa de David: há de abrir, sem que ninguém possa fechar; há de fechar, sem que ninguém possa abrir.”


Na 2ªleitura (Rom 11, 33-36)  S.Paulo leva-nos a contemplar Deus, como só ele sabe. É uma oração, um  hino de louvor a Deus, lindíssimo. Só uma alma totalmente entregue a Deus, como S.Paulo, é capaz de orar assim: “Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem Lhe deu primeiro, para que tenha de receber retribuição? D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amen.”



O Evangelho desafia-nos a olhar bem para dentro de nós próprios, para, de coração sincero,  respondermos às perguntas: quem é Jesus para mim? Que importância tem Jesus na minha vida? O que diz a minha vida sobre Jesus?

“Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.”
Mt 16, 13-20


Eu creio Senhor que és Jesus, o Filho de Deus Vivo, que ressuscitaste dos mortos e vives no meio de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário