domingo, 7 de fevereiro de 2016

V DOMINGO DO TEMPO COMUM


A temática comum às leituras de hoje é o chamamento do Senhor. Somos ainda convidados, através das leituras deste domingo, a escutar a resposta de Isaías, de S.Paulo e dos primeiros apóstolos ao convite que Deus fez a cada um.


Na 1ª leitura (Is 6, 1-2a.3-8)  Isaías  explica-nos como foi conduzido o seu chamamento: primeiro foi o Senhor Deus, que o chamou, que, dando-se a conhecer, tomou a iniciativa; em seguida Isaías achou-se indigno,incapaz de cumprir tal missão; por fim, após o toque do anjo, entregou-se de alma e coração a Deus, disse sim, sem qualquer reserva, ao convite do Senhor.

"Tocou-me com ele na boca e disse-me: «Isto tocou os teus lábios: desapareceu o teu pecado, foi perdoada a tua culpa». Ouvi então a voz do Senhor, que dizia: «Quem enviarei? Quem irá por nós?». Eu respondi: «Eis-me aqui: podeis enviar-me». "


Com S.Paulo (1 Cor 15, 1-11) o chamamento do Senhor, ainda que respeite as mesmas etapas do de Isaías, foi muito diferente na forma. Deus respeita sempre a natureza de cada um dos que escolhe para si, e fá-lo integrando-se no ritmo da vida de cada eleito. Assim fez também com S.Paulo: no meio da perseguição que Saulo movia aos cristãos, Jesus intervém, revela-se-lhe e convida-o a aderir ao Seu projeto de salvação da humanidade. Depois de um processo de conversão Saulo, agora Paulo, adere a Jesus Cristo e entrega-se-Lhe totalmente, sem limites, de alma e coração.

"Em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. Porque eu sou o menor dos Apóstolos e não sou digno de ser chamado Apóstolo, por ter perseguido a Igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou aquilo que sou e a graça que Ele me deu não foi inútil. Pelo contrário, tenho trabalhado mais que todos eles, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Por conseguinte, tanto eu como eles, é assim que pregamos; e foi assim que vós acreditastes." 



No Evangelho (Lc 5, 1-11) os primeiros apóstolos estão com Jesus no barco, ouvem a sua proposta, acreditam n'Ele e seguem-no. Também aqui as etapas são as mesmas, o contexto é que é diferente, pois foi no meio da sua atividade de pescadores que Jesus interveio. É sempre no meio dos acontecimentos da vida, respeitando o ritmo de cada um, que Jesus se manifesta. Cabe depois àquele que é chamado responder ao convite do Senhor. 

"Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus." 



Senhor, que ao ouvir a Tua voz, eu te abra o meu coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário