sábado, 13 de fevereiro de 2016

I DOMINGO DA QUARESMA


Ao escutar as leituras, deste primeiro domingo da quaresma, procurei encontrar um elo de ligação entre elas e parece-me que este é o dar sempre o primeiro lugar a Deus em tudo, é o reconhecermo-nos imensamente amados pelo Pai  Amor,  pelo Pai Misericordioso, eternamente enamorado por todos e cada um de nós. 


Na 1ª leitura (Deut 26, 4-10)  Moisés centra-nos na história de Amor que Deus teve com o povo escolhido. Determina mesmo que os israelitas deviam mostrar o seu reconhecimento a Deus, pelas maravilhas que o Senhor tinha realizado em seu favor, entregando-lhe os primeiros frutos da terra, oferecendo-lhe o melhor daquilo que a terra, a que Deus os conduzira, produzia. 
Nesta quaresma também nós somos convidados a pôr Deus em primeiro lugar na nossa vida, em tudo o que somos e fazemos, e a manifestar-Lhe o nosso agradecimento pelo seu imenso amor por nós. Se aceitarmos as propostas do papa Francisco, temos, como meio ao nosso alcance, para dar graças a Deus nesta quaresma, a prática das obras de misericórdia. 


Na 2ª leitura S.Paulo desafia-nos a fazer a nossa profissão de fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado. Neste caminho de preparação para a Páscoa, em que meditamos mais profundamente neste mistério imenso do Amor infinito de Deus pelo Homem, S.Paulo ajuda-nos a rever os fundamentos da nossa fé.


"Irmãos: Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. "

Rom 10, 8-13 



No evangelho encontramo-nos com Jesus,o Filho amado de Deus, que assumiu em tudo a condição humana, experimentando  o que é ter fome (40 dias no deserto sem comer), o que é ser tentado pelo poder, pela riqueza, pelo diabo. Jesus, cheio do Espírito resistiu a todo o tipo de tentações. Deixemo-nos repassar pelo Seu Santo Espírito e n'Ele também nós seremos fortes, porque só no Seu Amor seremos capazes de vencer as tentações.


Senhor que eu Te ponha sempre em primeiro lugar na minha vida. Que nunca duvide do Teu Amor por cada ser por Ti criado. Ilumina-me com o Teu Espírito. Que nesta quaresma eu me deixe conduzir por Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário