sábado, 28 de março de 2015

DOMINGO DE RAMOS

Eis-nos chegados ao Domingo de Ramos! E assim entramos na semana maior.
As leituras de hoje, estão todas centradas em Jesus.
Na 1ªleitura Isaías ajuda-nos a perceber melhor a vida e a Missão de Jesus, anunciando-O como o Servo sofredor, o cordeiro inocente levado ao matadouro, como Aquele que responde à violência com o perdão.


S.Paulo, na 2ªleitura, explica-nos, em poucas palavras e de uma forma muito bela, o mistério da salvação, a humilhação de Cristo, por amor, o Seu assumir a fragilidade humana, mas também a glorificação de Jesus no trono de glória que é a Cruz.

"Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." 
Filip 2,6-11. 


Há ainda dois momentos a realçar, por um lado a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumento, em que o povo O reconhece como Salvador e o aclama alegre... (Jo 12,12-16), por outro a leitura da Paixão de Jesus Cristo, segundo São Marcos (Mc 14,1-15,47) dando início à Semana Santa.



Senhor, como nos amas! Louvado sejas hoje e sempre pelos séculos sem fim.
Envia sobre mim o Teu Santo Espírito e converte-me Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário