I Domingo da Quaresma
Neste 1ª Domingo da Quaresma as leituras, através de uma catequese sobre o batismo, vão-nos conduzindo a Jesus. E é Ele quem nos faz um convite, que se estende pelos próximos quarenta dias: "Convertei-vos e acreditai no Evangelho".
A 1ª leitura (Génesis 9,8-15.) evoca o Dilúvio, como a recriação de toda a humanidade, purificada pelas águas caídas do Céu. E sobretudo relembra-nos que, a partir daí, Deus estabelece com o Homem uma Aliança, que perdurará através dos tempos e será visível no abraço, entre Deus e os homens, simbolizado no arco-íris.
Na 2ªleitura (1Pe 3,18-22) S. Pedro faz uma catequese sobre o batismo e explica o Dilúvio, referido na 1ª leitura, segundo a nova Luz do Espírito de Jesus Ressuscitado, derramado sobre toda a humanidade, de ontem, de hoje e de sempre.
No Evangelho, Jesus diz-nos que n'Ele é possível vencer todas tentações, pois Ele já as venceu no deserto. Para tal desafia-nos a seguir um caminho de conversão e arrependimento e a acreditar n'Ele.
"Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o
deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os
animais selvagens, e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar
o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino
de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»."
Mc 1,12-15.
Senhor, tem compaixão de mim que sou pecadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário