domingo, 20 de outubro de 2013

Dia Mundial das Missões

 

«Uma Igreja terna, pobre para os pobres» é o tema do guião «Outubro Missionário»

 

 A missão é estar com Jesus mas sempre abertos ao anúncio para escutarmos a palavra “IDE”, revela o sacerdote, António Lopes, Missionário do Verbo Divino, que esteve 16 anos no Togo, em África.
Para ele a dinamização do Outubro Missionário faz-se “numa atitude de dar para receber”, onde o fator monetário “não é o mais importante”, mas antes a transmissão da “consciência de cada um ser missionário”.

“O cristão devia estar atento, por natureza, para o facto de haver pessoas que ainda não conhecem Jesus, que nunca ouviram falar d’Ele e depois ajudar os missionários para que surjam novas Igrejas nesses locais. É o que faz a animação missionária: que cada cristão se sinta responsável por aqueles que nunca ouviram falar de Jesus”, considera o padre António Lopes.

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco chama à missão “o paradigma da Igreja” porque é o “pano de fundo de todas as atividades pastorais e de cada cristão pelo batismo”, e não um programa individual, considera este sacerdote

A primeira mensagem de Francisco para este dia “é de grande profundidade” e revela um “Papa missionário” que fala da missão constantemente, “quase a cada frase”, acrescenta.

O Papa também escreve sobre novos contextos e desafios da missão, “uma nova missão para os novos tempos”, considera o padre António Lopes que acrescenta que tanto na mensagem como na ação Francisco apresenta uma nova maneira de estar e de ser da Igreja, “não a institucional pesada e fria mas uma igreja leve, alegre, aberta, terna e sorridente”

Segundo o Papa, a missão da Igreja é difundir essa chama que “Jesus acendeu no mundo, a fé em Deus que é Pai, amor, misericórdia”.
“O método da missão cristã não é o proselitismo, mas o da chama partilhada que aquece a alma”, prosseguiu, agradecendo a todo os que rezam e apoiam materialmente a “ação missionária” da Igreja Católica.
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário