sábado, 12 de novembro de 2011

33º Domingo do tempo comum - Ano A

Como o tempo vai passando tão depressa! Estamos a aproximarmo-nos rapidamente do fim do ano A e por isso, como sempre, o Senhor vem ajudar-nos a refletir sobre o que temos andando a fazer ao longo deste ano litúrgico, sem dramatismos, mas com realismo e muito, muito amor.





Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem, ao partir para fora, chamou os servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual conforme a sua capacidade; e depois partiu.
Aquele que recebeu cinco talentos negociou com eles e ganhou outros cinco.
Da mesma forma, aquele que recebeu dois ganhou outros dois.
Mas aquele que apenas recebeu um foi fazer um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e pediu-lhes contas. 
 Mt. 25,14-19.
 
Só transcrevi esta parte da parábola que Jesus contou aos seus discípulos,pois foi aí que a minha alma mais n'Ele se encontrou. Na verdade acho que Jesus, como conhece tão profundamente cada ser humano, dá-lhe exatamente o que lhe convém, isto é, o quanto ele é capaz de receber para depois poder ser totalmente produtivo (até parece que estou a falar da situação económica do nosso país, com a dita falta de produtividade! Se calhar o problema passa por aqui...). A todos dá as condições para que a resposta seja sempre a 100%.  Mesmo que eu tenho um só talento, é esse mesmo que devo pôr a render na totalidade. A quem mais é dado , mais é pedido, mas a quem é dado menos, percentualmente é pedido exatamente o mesmo. E é assim o nosso Deus, a todos pede os 100% do que cada um pode render, de forma a que o Seu Reino cresça e todos os homens conheçam que são amados assim, nesta totalidade do que são, sem distinções. E Amor tão infinito só pode ser respondido também de forma incondicional. 

Senhor Jesus, que me mostraste como somos amados pelo Pai, ensina-me a optar sempre por Ele, de forma a poder render sempre os 100%. Sem ti não sou capaz, mas contigo e com a ajuda de Nossa Senhora, acredito que lá irei chegando, de acordo com os dons que me deste.







Sem comentários:

Enviar um comentário