sábado, 22 de dezembro de 2018

IV DOMINGO DO ADVENTO


Eis-nos chegados ao último domingo do Advento. Na liturgia, as leituras preparam-nos para o mistério que estamos prestes a celebrar: a vinda de Deus ao mundo, no Menino que está prestes a nascer, a fazer-Se um de nós, um connosco. Contudo, a figura central deste domingo é Maria, e o seu “Sim” a Deus e ao Seu projeto de Amor, de salvação da humanidade. Que Ela nos ensine a ter a mesma atitude: de confiança e entrega a Deus, em todas as situações da nossa vida; de acolhimento aos que fazem parte da nossa existência e de construtores da paz.


Na 1ªleitura (I Miq 5, 1-4ª) o profeta projeta-nos para o ambiente de humildade em que nascerá o Salvador, o Menino Deus, o Príncipe da Paz. Peçamos ao Senhor um coração pobre e humilde, pronto a receber o “Menino”. 
“Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre as cidades de Judá, de ti sairá aquele que há de reinar sobre Israel. As suas origens remontam aos tempos de outrora, aos dias mais antigos. Por isso Deus os abandonará até à altura em que der à luz aquela que há de ser mãe. Então voltará para os filhos de Israel o resto dos seus irmãos. Ele se levantará para apascentar o seu rebanho pelo poder do Senhor, pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus. Viver-se-á em segurança, porque ele será exaltado até aos confins da terra. Ele será a paz».” 

Na 2ªleitura (Hebr 10, 5-10) há uma expressão que nos situa no essencial das leituras de hoje: “Eis-me aqui”; “Faça-se a Tua vontade”. Só, na medida em que nos deixarmos habitar por Jesus, aprenderemos d’Ele a entregarmo-nos assim a Deus.
“Irmãos: Ao entrar no mundo, Cristo disse: «Não quiseste sacrifícios nem oblações, mas formaste-Me um corpo. Não Te agradaram holocaustos nem imolações pelo pecado. Então Eu disse: ‘Eis-Me aqui; no livro sagrado está escrito a meu respeito: Eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’». Primeiro disse: «Não quiseste sacrifícios nem oblações, não Te agradaram holocaustos nem imolações pelo pecado». E no entanto, eles são oferecidos segundo a Lei. Depois acrescenta: «Eis-Me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade». Assim aboliu o primeiro culto para estabelecer o segundo. É em virtude dessa vontade que nós fomos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita de uma vez para sempre.”
No evangelho (Lc 1, 39-45) S.Lucas dá-nos conta da forma como duas almas, totalmente entregues a Deus, se sentem em sintonia, se reconhecem no amor de Deus e cantam as maravilhas do Senhor. Louvemos nós também a Deus, pelas maravilhas que Ele operou em favor do Seu povo e continua a operar em favor da humanidade de hoje, como um todo e de cada um de nós individualmente. 
“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».” 


Senhor, que o meu coração se abra sempre a Ti e deixe habitar por Ti. Vem, vem Senhor Jesus. Maranatá.

Sem comentários:

Enviar um comentário