sábado, 28 de outubro de 2017

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM
As leituras de hoje centram-nos no essencial da nossa fé, o primeiro mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas, mas também e como implicação, consequência da vivência deste, a relação com o nosso próximo. Se temos uma ligação vertical com Deus, esta expande-se e exprime-se numa horizontalidade amorosa com todos os que são o nosso próximo. O nosso Deus é Amor infinito para com todos.


Na 1ª leitura somos conduzidos ao caminho do povo de Israel, ao longo do deserto, ao tempo em que o Senhor vai ensinando, ao povo eleito e a todos nós, seres do séc.XXI, que ser de Deus significa amar o outro como Ele, o Único Deus, o Amor, o ama. E é nessa dinâmica, do amor a Deus misericordioso e  ao nosso próximo, que nos dá, como ajuda na caminhada do Amor, os mandamentos.
“Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás, porque vós próprios fostes estrangeiros na terra do Egipto. Não maltratarás a viúva nem o órfão. Se lhes fizeres algum mal e eles clamarem por Mim, escutarei o seu clamor; inflamar-se-á a minha indignação e matar-vos-ei ao fio da espada. As vossas mulheres ficarão viúvas, e órfãos os vossos filhos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que vive junto de ti, não procederás com ele como um usurário, sobrecarregando-o com juros. Se receberes como penhor a capa do teu próximo, terás de lha devolver até ao pôr do sol, pois é tudo o que ele tem para se cobrir, é o vestuário com que cobre o seu corpo. Com que dormiria ele? Se ele Me invocar, escutá-lo-ei, porque sou misericordioso».“
Ex 22, 20-26 



S.Paulo, na 2ªleitura (1Tes 1, 5c-10)  fala-nos, com uma alegria imensa, do testemunho de amor dado pela comunidade dos Tessalonicenses. Foi, com toda a certeza,  muito consolador e reconfortante,para S.Paulo,reconhecer, nesta comunidade, o resultado da ação do Espírito Santo, pois o que escreve é impressionante, na linha da fé vivida e testemunhada: “Tornastes-vos imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo; e assim vos tornastes exemplo para todos os crentes da Macedónia e da Acaia. Porque, partindo de vós, a palavra de Deus ressoou não só na Macedónia e na Acaia, mas em toda a parte se divulgou a vossa fé em Deus, de modo que não precisamos de falar sobre ela. De facto, são eles próprios que relatam o acolhimento que tivemos junto de vós e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos Céus o seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livrará da ira que há de vir.


No Evangelho (Mt 22, 34-40)   Jesus, como sempre, adivinha a intenção da pergunta e responde de tal forma que desarma e, ao mesmo tempo, interpela quem o interroga, sobre os fundamentos da fé. Realmente não resta dúvida alguma, sobre o que é fundamental para Jesus: amar a Deus  e ao nosso próximo. Este é o desafio que Jesus nos faz também a nós hoje: n’Ele amarmos o nosso próximo. Deixemo-nos desafiar e entreguemo-nos de coração.

Senhor, ensina-me a amar, ou melhor, ama em mim todos os que pões no meu caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário