domingo, 18 de junho de 2017

XI DOMINGO DO TEMPO COMUM

As leituras de hoje levam-nos a refletir sobre o chamamento que Deus faz a cada cristão, independentemente do seu estado civil, ou social. Todos somos chamados a ser testemunhas do Amor Infinito de Deus por cada homem, sejamos solteiros, casados, sacerdotes, consagrados, fiéis leigos, adultos, velhinhos, ou crianças. Abramos sinceramente o nosso coração a Deus e escutemos o que tem para nos dizer.


Na 1ªleitura Deus envia Moisés com uma missão especial: anunciar ao povo eleito, o povo de Israel, que quer fazer uma Aliança com eles. É o Senhor que escolhe o povo e propõe as condições. E o povo aceita. Daí vem toda uma história de Amor, que Deus faz com o Seu Povo.
"Naqueles dias, os filhos de Israel partiram de Refidim e chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam, em frente da montanha. Moisés subiu à presença de Deus. O Senhor chamou-o da montanha e disse-lhe: «Assim falarás à casa de Jacob, isto dirás aos filhos de Israel: ‘Vistes o que Eu fiz ao Egipto, como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim. Agora, se ouvirdes a minha voz, se guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos. Porque toda a terra Me pertence; mas vós sereis para Mim um reino de sacerdotes, uma nação santa»."
Ex 19, 2-6a


S.Paulo, na 2ªleitura (Rom 5, 6-11)  desperta-nos para a dimensão do amor de Deus por cada um de nós. Traz até nós Jesus, como Aquele que dá tudo por nós, quando ainda éramos pecadores. É assim, tal qual somos, que eles nos ama infinitamente, imperfeitos, para n’Ele nos tornamos perfeitos. Só n’Ele é possível vencer o que nos afasta de Deus. Deixemos que Jesus nos tome nos seus braços e entreguemo-nos de coração.


No evangelho somos desafiados a fazer como os apóstolos: responder sim ao chamamento que Jesus nos faz para anunciarmos, com a nossa vida, em tudo o que somos e na forma como vivemos, o Amor Infinito de Deus por cada ser criado. 
"Naquele tempo, Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça»." 
Mt 9, 36 – 10, 8


Senhor, que eu me entregue, de coração sincero, toda a Ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário