quarta-feira, 14 de junho de 2017

      SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO 
E SANGUE DE JESUS


Hoje, logo a seguir à Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja  festeja "Corpus Christi". É a festa do Amor revelado por Jesus que, em cada Eucaristia em que participamos, se torna realmente presente sobre o altar. 
E, depois de o comungarmos, somos portadores deste tesouro que continua, através de nós, a revelar o Amor a cada um daqueles com quem nos encontramos no dia a dia das nossas vidas. Amor sempre presente, vivo e vivificante. É este o Senhor que hoje festejamos de uma forma mais solene, o Deus Amor por nós entregue e, para nós, memória viva, sempre presente, do quanto Deus ama cada um dos seus filhos, que habitam neste mundo.


Na 1ª leitura (Deut 8, 2-3.14b-16a) Moisés explica-nos o sentido do maná, como que antecipando o novo Pão que havemos de receber de Jesus, o Seu Corpo e Sangue.


S. Paulo, na segunda leitura, fala-nos do Corpo e Sangue de Cristo.
"Irmãos: Não é o cálice de bênção que abençoamos a comunhão com o Sangue de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão."
1 Cor 10, 16-17 


No evangelho é o próprio Jesus que nos diz que, Ele mesmo, é o Pão vivo descido do céu e que quem o comer viverá eternamente.
A nossa atitude só pode ser de eterna gratidão e de louvor permanente a Deus, porque não nos deixou sós e está connosco, sempre presente na Eucaristia. 
"Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente»." 
Jo 6, 51-58

Senhor, eu creio que és Jesus o Filho de Deus Vivo, mas aumenta a minha pouca fé. Sê Tu, Senhor, o meu alimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário