domingo, 4 de junho de 2017


SOLENIDADE DE PENTECOSTES


Com a celebração de Pentecostes terminámos o tempo Pascal (sete semanas). O grande dia de Páscoa chegou ao fim e começa o tempo comum, que é o tempo, por excelência, da missão da Igreja: anunciar a todos os homens a Boa Nova do Reino, Jesus Ressuscitou, vive em cada batizado, ama infinitamente todos os homens, quer viver em quem se disponha a recebê-lo e O deseje de coração sincero. Enraizados em Deus, por Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo Paráclito que nos habita, desde o nosso batismo, testemunhemos, em todos os momentos da nossa vida quotidiana, seja qual for a situação em que nos encontremos, através de tudo o que fazemos e somos, o amor, sem fim, ilimitado, de Deus por cada ser por Ele criado. Deus é todo Amor por cada homem e não sabe, senão, dar-se-lhe continuamente. 
Na 1ªleitura (Atos 2, 1-11)  somos desafiados a fazer como os discípulos, isto é, a deixarmos que o Espírito Santo, nos invada, nos inunde, do Amor de Deus e nos transforme em anunciadores de Jesus Cristo, ressuscitado e vivo no meio de nós, do Seu Amor infinito por cada um, no nosso mundo de hoje, junto daqueles que connosco: vivem, convivem, lutam e labutam,ou, pelas mais variadas razões, se cruzam nos caminhos da vida.


Na 2ª leitura, (1 Cor 12, 3b-7.12-13)  S. Paulo, recorrendo ao funcionamento do corpo, ajuda-nos a compreender a forma como o Espírito Santo age em nós, que somos todos diferentes, enquanto membros de uma Igreja una. Deus é um só e é Ele que nos dá diferentes dons, para os colocarmos ao serviço dos outros, cada um com as suas qualidades, mas sempre em função do todo, que é Igreja.


No evangelho, S.João coloca-nos no Domingo de Páscoa, à tarde, a receber de Jesus a Paz e depois o Espírito Santo. E assim, em igreja, em nome do Pai, Jesus, ressuscitado, vivo no meio de nós, envia-nos em missão: anunciar aos homens, de todos os tempos e lugares, que Deus os ama infinitamente, de tal maneira, que Jesus, Seu Único Filho, deu a Sua vida, por cada um em especial e por todos, em geral. N'Ele a morte foi vencida para sempre.
“Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».”
 Jo 20, 19-23

Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário