sábado, 29 de outubro de 2016

XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras deste 31º domingo desafiam-nos a procurar Deus e a deixarmo-nos olhar por Ele. Seja qual for a situação em que nos encontremos deixemos que Ele nos habite.


Neste primeiro texto, o autor sagrado exalta e louva Deus, Amor infinito por todo o ser criado. E fá-lo de uma forma tão bela, que é impossível não nos associarmos (a ele) neste louvor Àquele que tanto nos quer. Só Deus, que é todo Amor, nos pode amar assim, desta forma total, sendo nós como somos, capazes do melhor e do pior. Obrigada Senhor por nos amares infinita e incondicionalmente.

"Diante de Vós, Senhor, o mundo inteiro é como um grão de areia na balança, como a gota de orvalho que de manhã cai sobre a terra. De todos Vos compadeceis, porque sois omnipotente, e não olhais para os seus pecados, para que se arrependam. Vós amais tudo o que existe e não odiais nada do que fizestes; porque, se odiásseis alguma coisa, não a teríeis criado. E como poderia subsistir, se Vós não a quisésseis? Como poderia durar, se não a tivésseis chamado à existência? Mas a todos perdoais, porque tudo é vosso, Senhor, que amais a vida. O vosso espírito incorruptível está em todas as coisas. Por isso castigais brandamente aqueles que caem e advertis os que pecam, recordando-lhes os seus pecados, para que se afastem do mal e acreditem em Vós, Senhor." 
Sab 11, 22 – 12, 2



S.Paulo, na 2ªleitura (2 Tes 1, 11 – 2, 2) lembra-nos que só em Jesus encontraremos a razão de ser da nossa vida, que só n’Ele encontraremos as forças necessárias para continuar a caminhar em direção à felicidade, que só Deus nos pode dar. Deixemo-nos encontrar e guiar por Ele.


Este evangelho (Lc 19, 1-10) é altamente revelador, da forma como Jesus olha o pecador, mas também da forma como todo o homem, quando procura o Senhor, de coração sincero, e se deixa olhar por Ele, pode converter-se verdadeiramente e entregar-se a Deus. Todo o homem pode ser santo, não importando quem é, nem de onde vem. Que Jesus nos ajude a olhar cada um daqueles que connosco se cruza, ou caminha na vida, desta forma.


Senhor, que eu me deixe olhar por Ti, sempre, em qualquer situação da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário