sábado, 12 de março de 2016

V DOMINGO DA QUARESMA


As leituras de hoje revelam-nos Deus misericórdia, Deus Amor total pelo povo escolhido, por cada ser humano, por cada um de nós. Desafiam-nos a acreditar que Deus nos ama tal qual somos, que condena o pecado, mas ama o pecador.


Isaías, na 1ª leitura (Is 43, 16-21), relembra o êxodo, a libertação do povo de Israel, mas depois fala de um novo caminho, projetando-nos para a verdadeira libertação em Jesus Cristo. Esta caminhada da quaresma, rumo à Páscoa, é o tempo de renovação interior para nos prepararmos para o encontro com Jesus ressuscitado, o único que nos pode dar a verdadeira vida. Deixemos que Ele nos diga o que disse à mulher do evangelho.


Na 2ª leitura (Filip 3, 8-14 ) S. Paulo releva a força, a dimensão da sua fé em Jesus ressuscitado. Desafia-nos também, ao jeito dos atletas, a correr sempre, a lançarmo-nos para a frente, para a meta, que é Jesus. Este caminhar está sempre em contínuo, em devir, não acaba nunca enquanto vivermos, isto é,  só acabará quando nos encontrarmos face a face com Deus,.


No Evangelho Jesus ao responder aos fariseus e escribas mostra-nos a misericórdia de Deus para com cada ser humano. O seu amor por nós é tão grande que, mesmo perante todas as evidências, só quer que percebamos o quanto nos ama infinitamente. Não deixa de condenar o pecado, mas à pessoa que o comete acolhe-a amorosamente, desafiando-a a não voltar a pecar. E Jesus também nos acolhe assim, a cada um de nós nesta quaresma. Deixemo-nos encontrar por Ele.  

"Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar». "
Jo 8, 1-11 



Salva-me Senhor, que sou pecadora. Ajuda-me a não voltar a pecar.

Sem comentários:

Enviar um comentário