domingo, 20 de março de 2016

DOMINGO DE RAMOS


Entrámos na Semana Santa, com a celebração dos ramos. Este é o primeiro dia daquela a que chamamos a semana maior. Com a entrada triunfal em Jerusalém inaugura-se um tempo novo na Igreja. Aclamamos Jesus com hossanas e chamamos-lhe rei. Reconhecemo-lo como o príncipe da paz.


E depois da aclamação inicial, entramos na semana santa. 
A primeira leitura (Is. 50, 4-7) introduz-nos na temática principal dos dias que se avizinham: o Servo Sofredor. Isaías antecipa as atitudes de Jesus e desafia-nos a fazer como Ele fez,isto é, a confiar plenamente no Pai Amor e a entregar-se-lhe de  todo o coração. 


"Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes!"(Sl22(21),8-9.17-18a.19-20.23-24.) Que momento difícil, de luta interior, de desolação, de abandono, Jesus, o Filho muito amado do Pai, deve ter vivido para soltar este grito! Nem dá para imaginarmos. Mas o Seu Amor ao Pai era infinito e venceu todas as provações. É este o testemunho que nos dá, por maior que seja o sofrimento, se n'Ele nos entregarmos ao Pai, tudo será possível, o Amor triunfará.


Esta carta de S.Paulo aos Filipenses é também para nós, pois a forma como fala de Jesus é para os cristãos de ontem, de hoje, de amanhã, de todos os tempos. Nestes dias, que hoje se iniciam, vamos testemunhar como tudo o que S. Paulo nos diz de Jesus é verdade. Abramos o coração e deixemo-nos envolver por Jesus, que nos ama da forma que S.Paulo tão bem nos apresenta na leitura de hoje.


"Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." 


 Filip 2, 6-11



No evangelho (Lc 22, 14 – 23, 56) somos convidados a contemplar a Paixão e a morte de Jesus na Cruz. Ele venceu a morte, mas esta semana meditemos no Seu imenso amor por cada um de nós, que foi levado ao limite máximo terminando com a entrega da Sua vida para salvação da humanidade.


Obrigada Senhor porque nos amas infinitamente, porque Te entregaste por cada um de nós. Bendito e louvado sejas Senhor, hoje e sempre pelos séculos sem fim. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário