Solenidade de S.Pedro e S.Paulo
TU ÉS PEDRO
TU ÉS PEDRO
Hoje a piedade popular celebra apenas S.Pedro, mas a Igreja dedica o dia 29 de junho a estas duas colunas que são S.Pedro e S.Paulo. Em S. Pedro olhamos mais para o pastor, em S.Paulo focamo-nos no missionário, mas em ambos vemos um amor profundo a Jesus Cristo e uma fidelidade total ao projeto de Deus a seu respeito.
A 1ª leitura fala-nos de S.Pedro, que se encontra na prisão. A comunidade está em oração a rezar ao Senhor por ele e Deus não fica indiferente ao sofrimento da comunidade, que dá os primeiros passos, como Igreja nascente, libertando Pedro.
Deus nunca abandona o coração de quem se lhe entrega, nunca nos deixa sós, vem sempre ao nosso encontro.
Deus nunca abandona o coração de quem se lhe entrega, nunca nos deixa sós, vem sempre ao nosso encontro.
A 2ª leitura refere-se a S.Paulo, que também se encontra preso, mas já no fim da sua caminhada nesta terra. S . Paulo aproveita para fazer o balanço do que foi a sua vida, depois do encontro com Jesus ressuscitado. O que nos deixa é um testemunho de fé impressionante.
No Evangelho Pedro abre-se à ação do Espírito Santo e faz a sua Profissão de Fé: "Tu és o Messias, Filho do Deus Vivo". Em resposta recebe de Jesus a missão de conduzir a Igreja. Recebe de Jesus as chaves do reino dos Céus. Torna-se assim o nosso primeiro papa.
"Naquele tempo, Jesus foi para os lados de
Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é
o Filho do homem?».Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros
que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus
vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a
carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as
portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado
nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». "
Mt 16,13-19.
Protege Senhor o Santo Padre, o papa Francisco. Ilumina-o na sua missão. Que Tu sejas a única força em quem sempre se apoie.
Sem comentários:
Enviar um comentário