sábado, 4 de janeiro de 2014


DOMINGO DA EPIFANIA DO SENHOR



A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens. A Liturgia desse domingo leva-nos à manifestação de Jesus. Ele é uma "Luz", que se acende na noite do mundo e ilumina os caminhos dos homens, conduzindo-os ao encontro da Salvação.


"Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas, sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua glória te ilumina. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro; os teus filhos vão chegar de longe e as tuas filhas são trazidas nos braços. Quando o vires ficarás radiante, palpitará e dilatar-se-á o teu coração, pois a ti afluirão os tesouros do mar, a ti virão ter as riquezas das nações. Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá. Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor."
Is 60, 1-6


Esta Jerusalém nova representa a Igreja, comunidade dos que aderiram a Jesus e acolheram a Luz salvadora que Ele veio trazer.
 
ATITUDES diante da estrela:

- ADORAÇÃO:
Os Magos viram a "estrela", deixaram tudo e puseram-se a caminho para descobrir Jesus e adorá-lo. Os Magos representam todos os povos não judeus, agora associados à História da Salvação.
 
- INDIFERENÇA:
Os Sacerdotes conheciam bem as Escrituras, sabiam o lugar onde deveria nascer Jesus, mas não perceberam o sinal da sua chegada, nem se preocuparam em ir  ao seu encontro. Estavam muito seguros da sua sabedoria... e por isso não tiveram a alegria de encontrar e adorar o Salvador. 

- REJEIÇÃO:
Herodes tentou até apagar a Luz, que é Jesus. Simboliza os grandes deste mundo,que temem a Sua chegada. Poderia roubar-lhe o trono.

Todos viram a mesma realidade: um menino recém-nascido, mas as opções foram e são diferentes...
 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
 

Sem comentários:

Enviar um comentário