sábado, 11 de janeiro de 2014

BATISMO DO SENHOR


E terminadas as festas natalícias iniciamos o tempo comum com o Batismo de Jesus.
É a Luz, o Menino Deus, que veio até nós no presépio de Belém que, homem feito, nos é revelado por Deus  como o Seu Filho muito amado. É Deus que em Jesus realiza o Seu projeto de salvação de toda a humanidade. E assim, no rio Jordão, como qualquer judeu do seu tempo, Jesus, que não tinha culpa alguma, cumpre os rituais próprios da religião do seu povo. 
É um, entre muitos, que se abeira de João Batista, mas Deus, pela ação do Espírito Santo manifesta a Sua verdadeira Natureza: Ele não é um homem como os outros,  é  também o Filho de Deus, é o Único.
E assim nós, simples mortais, através do nosso batismo passamos também a ser filhos de Deus, n'Ele que é o verdadeiro filho de Deus. Passamos a ser filhos no Filho.

"Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser baptizado por Ti e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi baptizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência»."
Mt 3, 13-17

Ao longo do ano litúrgico Jesus vai-nos revelando como adquiriu para nós esta filição divina, a que preço fomos resgastados.
Predisponhamos o nosso coração a acompanhá-lo ao longo das semanas, que nos levam desde agora até ao climax da Semana Maior, para aprendermos a corresponder a tão grande amor.

Senhor, Deus de Amor eu te agradeço o dom do batismo.
Mãe Santíssima ajuda-me a viver como tua filha, no teu Filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário