domingo, 1 de dezembro de 2013



Eis-nos chegados ao Advento!
É o início de um novo ano litúrgico - Ano A - é uma nova oportunidade que Deus nos dá de seguirmos Jesus e nos deixarmos habitar por Ele. Agora é tempo de estar vigilante! 

Neste tempo do Advento, cheio de sinais, começo por me deter na coroa do Advento.


O simbolismo da coroa do advento é muito bonito. O círculo da coroa, sem começo nem fim, e feito sempre de verde, representa a eternidade e a vida eterna encontrada em Cristo. As velas representam as quatro semanas do advento, e quando as acendemos, semana a semana, isso expressa a expetativa e a esperança da vinda do Messias. Existem várias maneiras de interpretar as quatro semanas. Uma hipótese é esta: a primeira semana evoca os patriarcas e a virtude da esperança. A segunda recorda os profetas e a paz. A terceira representa João Batista e a alegria, e a quarta e última semana traz a figura de Maria e a virtude do amor. Se houver uma quinta vela (branca, ao centro), ela representa Cristo, a luz do mundo, e acende-se na vigília de Natal ou no dia. 

Passemos às leituras deste domingo.

«Vós sabeis em que tempo estamos: Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.»
                                                                                                                                      Rom 13, 11-14 
  


Ao longo de cada dia quantas vezes no enredamos nas coisas que fazemos, nas atividades que desenvolvemos e acabamos a viver dos problemas! Ao vivermos assim muitas vezes "perdemos o pé" e ficamos perante duas alternativas, ou naufragamos e ainda nos afundamos mais, ou "subimos ao monte" e encontramo-nos com o Senhor. Só Ele é a Vida e por isso só n'Ele nos podemos encontrar verdadeiramente. É a hora de acordarmos, de O procurarmos e de nos encontrarmos com Ele em cada momento, em cada problema, em cada acontecimento da vida, afinal Ele está sempre connosco. A esta procura e encontro constantes e contínuos chamo vigilância e parece-me ser esta a vigilância que Jesus nos pede no Evangelho deste domingo.

«Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.»
                                                                                                                                            Mt 24, 37-44

Sem comentários:

Enviar um comentário