domingo, 15 de dezembro de 2013

Alegrai-vos!



Hoje já é o 3º Domingo do Advento e isto quer dizer que estamos muito próximos do Natal.Neste domingo a liturgia convida-nos a viver na alegria de Jesus que está para nascer, na confiança de que Ele vem trazer ao mundo justiça, paz e Amor.
"Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.!"                                                                                                                         Is 35, 1-6a.10
Este é um dos textos em que a beleza e a poesia se juntam numa harmonia perfeita. Mas, muito para além da maravilha literária está o mais importante, o seu conteúdo que revela o nosso verdadeiro tesouro, Jesus, o próprio Deus, que vem tornar possível e presente, nas nossas vidas quotidianas, a realização  das promessas que Isaías nos relembra desta forma tão bonita.


No Evangelho estão presentes os sinais de que fala Isaías na 1ª leitura. É de notar também a forma nova como Jesus fala de S. João Baptista.


«Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».
 Mt 11, 10-11 
Os que já pertencem ao Reino transcendem aqueles que o precederam e prepararam. Declaração implícita da superioridade do Novo sobre o Antigo Testamento;da Igreja sobre a Sinagoga; da Lei de Cristo sobre a Lei de Moisés.
 A Ação libertadora de Deus deve continuar na História através de gestos concretos dos seguidores de Cristo.
 A resposta de Jesus a João Batista foi clara:
 "Ide contar a João o que estais OUVINDO e VENDO..."

Senhor dou-te graças por nos amares desta forma única.
Que todos os Homens te louvem e se alegrem porque Jesus vem e nos traz o Teu Amor.
S.João Baptista torna-nos verdadeiros anunciadores do Amor, da Alegria, de Deus no nosso mundo de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário