quinta-feira, 29 de junho de 2017

Solenidade de S.Pedro e S.Paulo


A Igreja celebra neste dia dois  apóstolos que marcaram, de forma especial, a Igreja dos primeiros tempos e continuam a ser, ainda hoje, faróis que norteiam a nossa caminhada eclesial: S. Pedro e S.Paulo.
No entanto, hoje, a piedade popular festeja apenas S.Pedro. Na paróquia a que pertenço também estamos em festa, pois S.Pedro é o nosso padroeiro.


As leituras deste dia falam-nos dos dois apóstolos.
Na 1ª leitura (At 12, 1-11) , S. Pedro preso pela autoridades judaicas e suportado pela oração da Igreja nascente, dá-nos um testemunho de confiança e de fé na misericórdia divina, que se faz presente e atua libertando-o.


S.Paulo (2Tim 4, 6-8. 17-18)  também preso, deixa-nos um testamento, único, sinal de uma vivência na fé sem limites. É o testemunho de quem todo se entregou a Cristo e por Ele se deu até ao fim.


No Evangelho, depois do testemunho de fé de S.Pedro, Jesus estabelece-o como o "chefe" da Igreja. É uma autoridade especial, pois afirma-se pelo serviço, pela prática da caridade e não pelo poder temporal. É chamado a fazer como Jesus fazia. E Pedro seguiu Jesus até ao fim.
"Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». 
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus.
Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos
 Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus»."
Mt. 16,13-19


 S.Pedro e S.Paulo intercedei junto de Deus pela Igreja, para que nos deixemos renovar na fé e vivamos centrados em Jesus Cristo, por Ele e para Ele.
Senhor aumentai a minha fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário