sábado, 1 de julho de 2017

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje desafiam-nos a optar exclusivamente por Deus, que é a Vida, a pô-Lo em primeiro lugar na nossa vida, em tudo o que somos, ou fazemos. Claro, que quando se opta por Deus, simultaneamente é-se impelido a amar n’Ele todos os que fazem partem da nossa existência, ou que, por momentos, se cruzam connosco nos caminhos da vida.



Na 1ªleitura (2 Reis 4, 8-11.14-16a)  é o profeta Eliseu que nos demonstra que todo o que acolhe “o outro”, seja ele quem for, em nome de Deus, mas, com mais razão ainda, se for um homem de Deus, entra no dinamismo da comunicação da vida, tal como aconteceu com a distinta senhora de Sunam, porque é Deus que se comunica e Ele é a Vida.



Na 2ªleitura S.Paulo centra-nos no triunfo da Vida. Desde o nosso batismo, diz-nos ele, vivemos em Deus, por Jesus Cristo, que venceu a morte, e nos ressuscitou para a Vida. Viva Jesus ressuscitado!



No evangelho de hoje, Jesus transmite-nos o segredo para fazermos parte do dinamismo de transmissão da verdadeira vida: amar exclusivamente a Deus e n’Ele os irmãos. Deixar pai, mãe, ...tudo, não nos prendermos a nada, nem a ninguém e, ao mesmo tempo, em Deus estarmos com todos. Esta leitura é difícil de pôr em prática, mas em Deus tudo é possível. Deixemos que Deus seja tudo em cada um de nós. Ele quer ser amado pelos homens de todos os tempos e de todos os lugares, cabe a cada um fazer a sua parte na comunicação do Amor de Deus.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: Não perderá a sua recompensa»."
 Mt 10, 37-42 

Senhor, que só Tu sejas o centro da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário