quinta-feira, 9 de abril de 2020

QUINTA FEIRA DA SEMANA SANTA 


Nesta quinta-feira iniciámos o tempo mais importante na vivência litúrgica da nossa fé. É nesta altura que costumamos fazer memória, de uma forma mais solene e profunda, dos mistérios essenciais da nossa fé: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este ano, devido ao Covid-19, somos desafiados a viver ainda mais intensa e profundamente o mistério do Amor infinito de Deus, que se torna mais visível e palpável na situação de dor e sofrimentos de milhares e milhares de pessoas no nosso mundo, no nosso tempo. Sim, Jesus, que de uma vez para sempre venceu a Morte e nos resgatou para a Vida, está connosco, a viver esta pandemia. Como não vê-l’O a agir, em tantos homens e mulheres que se dão incondicionalmente, nas mais variadas profissões, das formas mais simples às mais complicadas, para que todos possamos vencer e ver a luz ao fundo do túnel, dentro de algum tempo. Cada um dá o melhor de si mesmo, ficando em casa, ou indo trabalhar, para que todos possamos sair mais depressa desta situação infecciosa. Hoje, quinta feira santa, a Eucaristia, celebrada pelo Sr.Pe.José Alves pelo Facebook, foi verdadeiramente reveladora do Amor que Deus nos tem, a cada um de nós, que teve a graça de poder estar em comunhão paroquial espiritual, mas também a todos os seres que habitam este mundo. É neste dom precioso, que é cada eucaristia, que experimentamos, mesmo quando fisicamente não podemos estar todos juntos, que efetivamente Deus nos congrega enquanto povo que n’Ele acredita e d’Ele quer viver e alimentar-se. Ele está connosco, nunca nos deixa sós, muito menos quando d’Ele mais precisamos. Por tudo, bendito e louvado sejas Senhor, hoje e sempre pelos séculos sem fim.


"Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, tendo já o Demónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro replicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu-lhe: «Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também»."

Jo 13, 1-15
Celebremos o Mistério
da Divina Eucaristia
Corpo e Sangue de Jesus:
O Mistério de Deus vivo,
Tão real no Seu altar
como outrora sobre a cruz.

Vindo à terra, que O chamava,
Cristo foi a salvação
E a alegria do Seu povo.
Foi Profeta, foi Palavra
E Palavra que, pregada,
Fez do mundo um mundo novo.

Foi na Noite Derradeira
Que, na Ceia com os Doze,
Coração a coração,
Se deu todo e para sempre
Mãos em bênção sobre a Mesa
Da Primeira Comunhão.

Assim, Deus, que Se fez Homem,
Tudo fez em plenitude
de humildade e de pobreza.
E o milagre continua:
Onde falham os sentidos,
Chega a esp’rança de quem reza.

Sem comentários:

Enviar um comentário