sábado, 25 de novembro de 2017

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO


E, porque hoje é o último domingo do ano litúrgico A, as leituras, projetam-nos para o final dos tempos, mas numa dinâmica de esperança. As palavras escutadas deixam-nos a certeza de que temos um pastor, um Pai, que nunca nos deixa sós e nos procura, sem cessar, para todo Se nos dar. Deixemo-nos conduzir, amar por Ele, para n’Ele nos darmos àqueles a quem quer chegar através de nós.


Na 1ªleitura (Ez 34, 11-12.15-17)  é bom escutar as palavras com que o profeta Ezequiel consola o povo de Deus, de ontem, mas também o de hoje. É esta certeza de que somos amados por Deus-Amor, que nos guia e sustenta, na esperança de n’Ele sermos veículos de transmissão do Seu amor. N'Ele tudo podemos: «Eu próprio irei em busca das minhas ovelhas e hei de encontrá-las. Como o pastor vigia o seu rebanho, quando estiver no meio das ovelhas que andavam tresmalhadas, assim Eu guardarei as minhas ovelhas, para as tirar de todos os sítios em que se desgarraram num dia de nevoeiro e de trevas. Eu apascentarei as minhas ovelhas, Eu as levarei a repousar, diz o Senhor Deus. Hei de procurar a que anda perdida e reconduzir a que anda tresmalhada. Tratarei a que estiver ferida, darei vigor à que andar enfraquecida e velarei pela gorda e vigorosa. Hei de apascentá-las com justiça. Quanto a vós, meu rebanho, assim fala o Senhor Deus: Hei de fazer justiça entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e cabritos».


Na 2ª leitura S.Paulo situa-nos em Jesus ressuscitado, n'Aquele que só se reconheceu como rei, quando estava a ser julgado no sinédrio, ou num estranho trono, que era a Cruz . É em Jesus, que venceu a morte e ressuscitou, que todos nós havemos de ressuscitar um dia, como nos diz o apóstolo: Cada qual, porém, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primícias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois será o fim, quando Cristo entregar o reino a Deus seu Pai, depois de ter aniquilado toda a soberania, autoridade e poder. É necessário que Ele reine, até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. E o último inimigo a ser aniquilado é a morte. Quando todas as coisas Lhe forem submetidas, então também o próprio Filho Se há de submeter Àquele que Lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.”  


No Evangelho Jesus desafia-nos a seguir o único caminho que leva à vitória sobre a morte: as obras de misericórdia. Deixemo-nos guiar por Ele no “cumprimento” das mesmas. Só n’Ele será possível abraçá-las, como caminho que nos leva ao convívio com Deus.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’. Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’. Então também eles Lhe hão-de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?’. E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna»."
 Mt 25, 31-46


A Ti, Senhor, o louvor, a glória, a honra e o poder, pelos séculos dos séculos sem fim. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário