XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM
As leituras de hoje reportam-nos ao tema da Aliança de Deus com o Seu povo. É todo um caminho feito ao longo de muitos anos, mas sempre com um denominador comum: o Amor de Deus pelo povo escolhido.
O sacerdote hoje na Missa disse, entre outras coisas, algo que espero nunca esquecer. Há famílias onde o pai diz aos filhos: na nossa família o único mandamento que existe é amarmos-nos uns aos outros como Deus nos amou. E comentou que tudo corria bem, pois todos os elementos da família se respeitavam e cumpriam os seus deveres e respirava-se amor por todos os lados. Continuando explicou, mas noutras famílias onde o pai disse exatamente o mesmo aos seus filhos, estes não o entenderam e tudo corria mal. Então o pai teve que usar mais mandamentos para se conseguir chegar àquele que era o único importante. Assim somos muitos de nós, pois precisamos de etapas intermédias para chegarmos ao principal. Não fazemos tudo bem logo à primeira. Aconteceu também o mesmo com o povo judeu a quem Deus deu a lei de Moisés que tem 10 mandamentos e não os 613 da lei judaica criada pelos homens (juízes...).
Não sei se entendi tudo bem, mas uma coisa eu percebi - Deus ama-nos de todas as formas e os 10 mandamentos são um caminho para chegarmos ao único mandamento que verdadeiramente interessa: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
"Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei
perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da
Lei?». Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com
toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro
mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a
ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas»."
Mt 22, 34-40
Senhor, eu te agradeço o Amor que tens por cada um de nós, teus filhos muito amados, em Jesus Cristo. Só em Ti, Senhor, é possível amar e ser amado!
Sem comentários:
Enviar um comentário