XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Hoje começamos com Jeremias na 1ª leitura. E logo, desde o início, o profeta lança-nos, de uma forma tão bela, quanto difícil, o desafio da liturgia deste domingo: seguir Jesus.
"Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir; Vós me dominastes e vencestes. Em todo o tempo sou objeto de escárnio, toda a gente se ri de mim; porque sempre que falo é para gritar e proclamar:«Violência e ruína!». E a palavra do Senhor tornou-se para mim ocasião permanente de insultos e zombarias. Então eu disse: «Não voltarei a falar n'Ele, não falarei mais em seu nome». Mas havia no meu coração um fogo ardente, comprimido dentro dos meus ossos. Procurava contê-lo, mas não podia."
Jer 20, 7-9
Fá-lo de uma forma única, pois expõe-se, entrega-se totalmente nas mão de Deus. Transporta-nos quase automaticamente para S.Pedro, no Evangelho, pois também ele, que ainda no domingo passado estava transbordante de fé, hoje, perante a Cruz, parece querer desistir e no entanto, como sabemos, deu a sua vida por Jesus.
Não é por termos dificuldades, por cairmos que há problema. Somos humanos e Deus bem sabe de que barro somos feitos.
Se nos deixarmos seduzir por Deus, como Jeremias, ou S.Pedro, Jesus levantar-nos-á e n'Ele continuaremos a caminhada, pois no nosso coração colocou um fogo ardente, que nos sustém e ao mesmo tempo nos impele a dar testemunho do Amor infinito de Deus, por todos e por cada um de nós.
Só assim viveremos como S. Paulo nos pede na segunda leitura.
Senhor que eu me deixe sempre seduzir por Ti.
Sem comentários:
Enviar um comentário