sábado, 26 de janeiro de 2013


A semana passada não fiz a minha reflexão habitual sobre a liturgia dominical, pois nesta zona, como em tantas outras do país, não houve luz. Ainda foram uns dias assim sem comunicações nenhumas, parecia que tínhamos voltado muitos anos atrás! Deus do Céu, como estamos dependentes  da luz e de toda uma série de tecnologias! 
Mas hoje já posso voltar ao habitual. OBRIGADA SENHOR por tudo o que me dás em cada dia e do qual nem me dou conta.
Pela luz, pela água, pelas coisas simples, pelas mais complicadas, por tudo Senhor eu te dou graças. Só damos importância a certas coisas quando as perdemos, ainda que temporariamente! 
Lembro também neste momento aqueles que mais sofreram com o mau tempo do fim de semana passado, para que encontrem quem os ajude e ampare nestes momentos de ansiedade e sofrimento. Ajuda-os Senhor!

Já vamos no 3º domingo do tempo comum e dentro de poucas semanas iniciaremos o tempo quaresmal . Como o tempo corre Santo Deus!

Mas a cada dia as suas preocupações. 

Hoje a liturgia dá  mais relevo ao Livro Sagrado da Palavra do Senhor.Na 1ª leitura o povo prostra-se ao ouvir proclamar as leituras e comove-se ao escutar a explicação do significado das Palavras do Livro. É Deus que fala ao Seu povo, é Deus que fala com cada um de nós e faz caminho nos nossos corações. 
Só nesta caminhada amorosa que Deus fez, desde sempre, com cada ser e continua a fazer connosco,(através da Palavra Viva que nos vai enviando, antigamente pelos profetas e hoje por Jesus, o Verbo que habita no meio de nós), se compreende a 2ª leitura em que claramente Deus nos diz que todos temos a nossa missão específica neste corpo que é a Sua Igreja, cada um de acordo com as suas características.Ninguém é dispensável e só todos juntos, cumprindo cada um o que Deus quer de si, seremos  Igreja. 


No Evangelho:" Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: 
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir»".
Lc 1,14-21


É o próprio Jesus que se revê no que acaba de ler, pois Ele é o Ungido do Senhor que nos vem anunciar a Boa Nova, É Ele que nos revela Deus Pai no Seu Amor mais profundo por cada um de nós. E todo o que se deixa amar por Ele será remido, libertado, livre em Deus. 

Senhor, faz com que eu me deixe conduzir pela Tua Palavra.
Senhor, habita-me na totalidade do meu ser.
Ensina-me a descansar em Ti.
Mãe Santíssima ensina-me a deixar-me conduzir pelo Teu Filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário