quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição

Festa da Imaculada Conceição

8 de dezembro de 2011

Da homilia do cardeal-patriarca na solenidade da Imaculada Conceição

“A Mulher Imaculada”
...
"A Carta aos Efésios exprime-o claramente: “Foi assim que n’Ele, nos escolheu, antes da criação do mundo, a fim de sermos, na caridade, santos e irrepreensíveis diante d’Ele. Destinou-nos de antemão a sermos seus filhos adotivos” (Efs. 1,3-4).
A transformação do nosso coração pecador em coração imaculado, capaz de ver e amar a Deus, é o mistério da nossa redenção, um “coração novo”, chamaram-lhe os Profetas. É o nosso itinerário da graça e de chamamento à santidade, que acontece com a força de Jesus Cristo. Mas a sua Mãe, a Mulher de Coração Imaculado, está necessariamente envolvida neste caminhar da graça e está envolvida como Mãe, pois essa é a verdadeira dimensão da sua maternidade. Ela conduz-nos, com amor de Mãe, nesse caminho misterioso de mergulharmos no amor de Deus, por Jesus Cristo. Em toda a verdadeira experiência de amor de Deus, o cristão encontra Maria, a Mãe de Coração Imaculado."
...
"A Mulher de Coração Imaculado é humilde e obediente, porque ouve sempre a Palavra de Deus e dá-lhe prioridade sobre todas as outras “vozes”, corrigindo a infidelidade de Eva. Essa fidelidade à escuta da Palavra de Deus é uma das manifestações do seu Coração Imaculado. A sua resposta ao Anjo Gabriel, “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”, é a manifestação, naquela circunstância concreta, da atitude habitual e permanente da Mulher Imaculada, escutar sempre a Palavra de Deus e segui-la com amor.
Na nossa caminhada de fé, a fidelidade concretiza-se aí: escutar sempre a Palavra do Senhor e segui-la, na obediência da fé, dando-lhe primazia sobre todas as outras vozes. A humildade de Maria inicia-nos no caminho da “obediência da fé”.
Sé Patriarcal, 8 de dezembro de 2011
D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa

Mãe Imaculada ensina-nos a amar Teu Filho como o amaste tu, escutando sempre a Sua Palavra e seguindo o que Ele nos propõe, num caminho de obediência na fé, mas guiados por Ti, querida Mãe. Pega na nossa mão e leva-nos pelo caminho que conduz a Ele e só a Ele, Mãe de Deus e Mãe nossa. E, neste dia, peço-te especialmente pelo Seminário desta Diocese de Leiria-Fátima, para que os jovens, a quem Teu Filho continua a chamar, lhe abram os seus corações e se deixem guiar por Ti até Ele.


Maria, Mãe Imaculada, rogai por nós.





Sem comentários:

Enviar um comentário