domingo, 21 de agosto de 2016

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


Hoje, as leituras provocam em nós uma reflexão mais profunda, falam do caminho da salvação. É necessário estar sempre alerta e disponível para deixar que o Senhor nos guie e conduza, mesmo quando há muitas dificuldades. O que importa é abrirmos-lhe o nosso coração e deixar que Ele nos preencha por inteiro. Assentes, radicados n’Ele, então também nós ajudaremos outros a caminharem para a porta estreita.


Na 1ª leitura (Is.66,18-21.) Deus diz-nos, através do profeta Isaías, que oferece a salvação a todos os povos, ao mundo inteiro. Demos glória a Deus e disponhamo-nos a abrir o coração e a receber o dom da salvação, que nos é dado gratuitamente pelo próprio Senhor. 



Na 2ª leitura (Heb 12,5-7.11-13.) S .Paulo, numa linguagem que todos percebemos muito bem, porque, na vida do dia a dia, vivenciamos, muito frequentemente, situações destas, garante-nos que Deus nos conduz sempre, com um amor infinito. Muitas vezes, só nos damos conta do como nos ama imenso, bem depois (semanas, anos) da ocorrência dos acontecimentos.


No Evangelho é próprio Jesus que nos explica que ninguém tem a salvação garantida, que esta é oferecida a todos, mas que a porta é estreita. Para a passarmos há que alimentar a relação de amor, que se estabelece entre Deus e cada um de nós, com os valores do Evangelho, que Jesus nos deixou. Que o coração de cada ser humano se deixe repassar por este Amor infinito de Deus.

"Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos». 

Lc 13,22-30. 

Senhor, que eu me deixe amar por Ti. Concede-me o dom de um coração sincero.

Sem comentários:

Enviar um comentário