sábado, 13 de agosto de 2016

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje colocam-nos frente a nós próprios, no que diz respeito a vivermos como cristãos. É um desafio concreto que nos é feito, tanto nas leituras do Antigo, como do Novo Testamento, a assumirmos, no nosso quotidiano ,o que somos: seguidores de Jesus Cristo. E quem o segue faz como Ele fez, pratica o que nos ensinou.


Na 1ª leitura (Jer 38,4-6.8-10.) é o profeta Jeremias que nos faz perceber como é necessário denunciar o que está mal, mesmo quando isso pode por em causa o nosso sossego e comodidade. E, quando tudo parece perdido, não deixar de confiar no Senhor, no Seu Amor, porque Ele nunca nos deixa sós. 



Na 2ªleitura é S.Paulo que nos desafia a sermos coerentes e a permanecermos firmes e lutadores, mesmo quando a caminhada é difícil. Basta olharmos para tantos atletas, que nas Olimpíadas do Rio - 2016, continuam a sua prova, com tantas dificuldades, até chegarem ao fim. O que é o importante é superarem-se a si próprios. Nem todos podem ganhar medalhas, mas todos podem fazer o melhor que lhes é possível. E se o fizerem, nada mais se lhes pode pedir. Na caminhada da fé, somos chamados a fazer como os nossos atletas, isto é, a dar tudo o que temos. N'Aquele que tudo suportou por nós, nada é impossível. 

«Irmãos: Estando nós rodeados de tão grande número de testemunhas, libertemo-nos de todo o impedimento e do pecado que nos cerca e corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa fé e autor da sua perfeição. Renunciando à alegria que tinha ao seu alcance, Ele suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia, e está sentado à direita do trono de Deus.
Pensai n’Aquele que suportou contra Si tão grande hostilidade da parte dos pecadores, para não vos deixardes abater pelo desânimo.
Vós ainda não resististes até ao sangue, na luta contra o pecado.»
 
Hebreus 12,1-4. 



No Evangelho (Lucas 12,49-53.) é o próprio Jesus que nos desafia a segui-Lo, com todas as consequências que advêm de uma adesão, de coração, ao projeto de salvação amorosa, que Ele tem para cada um de nós e para todo o mundo. Não basta dizer sim, é preciso abrirmos a nossa alma e deixar que o Seu Santo Espírito nos inunde, nos invada, completamente, de modo a que, como diz S. Paulo, Jesus seja tudo em nós. Se assim fizermos, depois é Deus quem age em e através de nós.


Senhor, que eu me deixe consumir pelo fogo do Teu Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário