sábado, 31 de outubro de 2015

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


A Igreja hoje rejubila nos seus Santos, não apenas nos que veneramos nos altares das nossas igrejas, mas em todos os que já contemplam Deus face a face. Afinal todo o cristão é chamado a ser santo, faz parte da nossa condição de filhos no Filho, que é Santo. 


Muitas vezes consideramos santos apenas os que foram mártires e derramaram o seu sangue em defesa da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mas, como diz S. João na 1ª leitura (Ap 7, 2-4.9-14), os escolhidos, os "marcados na fronte" , são uma imensidão,"uma multidão imensa". Deus é Amor infinito pela humanidade inteira, chama todos os seus filhos à santidade, não faz aceção de pessoas!


S. João, na 2ª leitura, leva-nos ao Céu, faz-nos entrever quão maravilhoso é sermos cristãos. Porquê? Porque o nosso Deus nos fez filhos, no Seu único e muito amado Filho. Concedeu-nos essa dignidade. Deus olha para nós com um amor sem limites, todo se nos dá. Como Ele nos ama! Nós só temos que lhe abrir o nosso coração de par em par e deixá-Lo inundar-nos com o Seu Amor. Ousemos deixar que Ele nos ame, entreguemo-nos na totalidade do que somos.  

"Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele.
Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser.Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.Todo aquele que tem n’Ele esta esperança purifica-se a si mesmo, para ser puro, como Ele é puro."

1 Jo 3, 1-3


No evangelho Jesus ensina-nos o caminho para a santidade: as bem-aventuranças. Sozinhos nunca conseguiremos cumpri-las, mas n'Ele tudo nos é possível. Só em Jesus trilharemos a estrada que nos é indicada e seremos construtores da Paz, semeadores de misericórdia, lutadores pela justiça, amaremos os mais pobres e perseguidos daremos a outra face.


Bendito e louvado sejas Senhor nos teus santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário