sábado, 25 de fevereiro de 2017

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Hoje, a Igreja desperta-nos para a centralidade do amor de Deus, que, na sua  totalidade, nos preenche por inteiro. Podemos ter tudo na vida, mas sem Ele nada somos. Só o Seu Amor dá sentido à nossa existência, nos sacia verdadeiramente. Que nós, seres viventes neste século XXI, nos deixemos cativar por este Amor, sem fim, que Deus tem por cada um de nós.


Isaías na 1ªleitura (Is 49, 14-15) consola-nos com um texto curto, mas lindíssimo, em que nos apresenta Deus, como o “máximo dos máximos” no Amor, ao mesmo tempo Pai e Mãe: Poderá a mulher esquecer a criança que amamenta e não ter compaixão do filho das suas entranhas? Mas, ainda que ela se esquecesse, Eu não te esquecerei.”  


S.Paulo, na 2ª leitura (1 Cor 4, 1-5)  propõe-nos uma confiança total em Deus. S.Paulo nunca está dividido, para ele Deus é tudo, todo se Lhe entrega. Façamos como ele, entreguemos toda a nossa vida a Deus.


O evangelho, todo ele é um alerta a vivermos pondo em primeiro lugar o único que nos pode dar a vida, porque só Ele é o Senhor da vida. Quantas vezes desperdiçamos energia e cuidado na busca de tantas coisas, que por si só, não nos preenchem e nos deixam um vazio, um “amargo de boca” que perdura. Olhemos para a natureza, nas aves, nas flores (…) e confiemos n’Aquele que deu a Sua vida, para que pudéssemos conhecer o quanto somos amados por Deus. Deixemo-nos repassar pelo Seu Amor. É Deus quem nos ama infinitamente. 
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado»." 

Mt 6, 24-34 


Senhor, ensina-me a confiar sempre no Amor de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário