sábado, 25 de junho de 2016

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Nas leituras de hoje, acompanhamos Jesus a caminho de Jerusalém. Ao longo da "viagem", somos duplamente desafiados, pois, se por um lado, sentimos o apelo à conversão misericordiosa de Deus, pelo outro, é o próprio Jesus  que nos chama a fazer o anúncio do Reino de Deus  Amor, no nosso dia a dia, a todos os que connosco convivem, através do que fazemos e somos..


Na 1ª leitura (1 Reis 19, 16b.19-21)  vemos como Deus, através do profeta Elias, chama Eliseu. O que mais impressiona, é a forma como Eliseu, um agricultor, que andava a trabalhar a terra, na sua atividade normal de cada dia (depois de se despedir dos seus pais), deixa tudo, a sua gente, os seus animais e, numa entrega total, coloca-se ao serviço do Senhor, seguindo o profeta, sem hesitação alguma. É este testemunho, de adesão incondicional ao projeto de Deus, que Eliseu nos transmite, porque, tal como ontem, também hoje, o Senhor continua a chamar cada cristão, onde quer que esteja, conviva, se desloque, ou trabalhe, a viver a sua fé até às últimas consequências. 


Na 2ª leitura (Gal 5, 1.13-18) S.Paulo diz-nos, que só seremos verdadeiramente livres, se nos deixamos conduzir pelo Espírito, que só n’Ele viveremos na caridade, amando o próximo como a nós mesmos. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, como nos aconselha este grande santo.


No Evangelho é Jesus que nos convida a deixar tudo e a segui-Lo. Pede-nos que anunciemos o Reino de Deus, não pela força, mas pelo nosso testemunho de vida. Os atos falam mais alto do que as palavras! Deixemos que o nosso coração todo se entregue a Deus Amor e O irradie em tudo o que somos e fazemos, onde quer que estejamos. 

"Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém e mandou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de Lhe prepararem hospedagem. Mas aquela gente não O quis receber, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?». Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os. E seguiram para outra povoação. Pelo caminho, alguém disse a Jesus: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus». Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família». Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus»".
 
Lc 9, 51-62 



Senhor, que eu me deixe guiar pelo Teu Santo Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário