sábado, 4 de junho de 2016

X DOMINGO DO TEMPO COMUM


As leituras de hoje conduzem-nos ao encontro do Senhor da Vida. É Jesus (o caminho, a verdade e a vida) que, na Sua infinita misericórdia, acolhe a dor humana e torna Deus presente no meio de nós, com o triunfo da vida sobre a morte.


Na 1ª leitura (1 Reis 17, 17-24) somos confrontados connosco próprios ao acompanharmos os sentimentos daquela mãe, que se revolta quando o filho morre e interpela, culpa o profeta. Mas não fiquemos no desespero, pois a atitude de Elias desafia-nos a ultrapassarmo-nos e a confiarmos totalmente em Deus. E, quando a nossa alma se Lhe entrega de verdade, o milagre da vida acontece.


S.Paulo, na 2ª leitura (Gal 1, 11-19)  traz-nos à memória a sua conversão, centra-nos na iniciativa de Deus. Para S. Paulo é do Deus da Vida que se trata, só Ele é o fundamento da sua conversão,da sua fé cristã. Está mais que justificada a sua legitimidade em fazer parte daqueles que antes perseguia. E sela essa pertença ao subir a Jerusalém e ficar com Pedro durante 15 dias.


No Evangelho Jesus ensina-nos como Deus é Misericórdia. Mas, esta leitura, é também ocasião para contemplarmos Jesus homem e Deus: ao ver o sofrimento daquela mãe compadeceu-se e agiu. É caso para concluirmos que Deus nunca fica indiferente perante os nossos dramas e sofrimento. Compadece-se e está sempre connosco, ainda que nos possa parecer o contrário. Ele ama-nos mesmo e infinitamente, tal como mostrou no caso desta mãe, que era viúva, pobre entre os mais pobres.

"Naquele tempo, dirigia-Se Jesus para uma cidade chamada Naim; iam com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva. Vinha com ela muita gente da cidade. Ao vê-la, o Senhor compadeceu-Se dela e disse-lhe: «Não chores». Jesus aproximou-Se e tocou no caixão; e os que o transportavam pararam. Disse Jesus: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te». O morto sentou-se e começou a falar; e Jesus entregou-o à sua mãe. Todos se encheram de temor e davam glória a Deus, dizendo: «Apareceu no meio de nós um grande profeta; Deus visitou o seu povo». E a fama deste acontecimento espalhou-se por toda a Judeia e pelas regiões vizinhas." 
Lc 7, 11-17 



Senhor que eu me deixe repassar pela Tua Misericórdia e de Ti aprenda a viver essa mesma misericórdia no meu dia a dia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário