sábado, 7 de maio de 2016

VII DOMINGO DA PÁSCOA 
ASCENSÃO DO SENHOR JESUS
Hoje, no domingo da Ascensão, as leituras centram-nos na subida de Jesus ao Céu. De lá saiu, para lá volta, e para aí nos atrai, através da ação do Espírito Santo, que nos move a fazer o bem, a testemunhar a presença de Jesus entre nós. Sim, porque Ele não nos abandonou, continua, vivo e atuante, no meio de nós.



Na 1ª  leitura (Atos 1, 1-11) o autor projeta-nos para a Ascensão de Jesus ao Céu.

"E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram-se-lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu»." 
Desafia-nos a, sob a ação do Espírito Santo, continuarmos a evangelização dos primeiros, daqueles que conviveram com Jesus  e testemunharam que Ele é verdadeiramente o Messias, o Filho de Deus.


Com Paulo, na 2ª leitura (Ef 1, 17-23), somos convidados a glorificar Jesus, e a contemplar, na Sua Ascensão, a volta da humanidade para o Pai.


O Evangelho de hoje propõe-nos, tal como a 1ª leitura, a continuação do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, hoje, no século XXI, em Igreja. S.Lucas conforta-nos com a certeza  de que, apesar de   subir para junto do Pai, Jesus continua a estar no meio da humanidade inteira, só que de uma forma diferente, pois, sob a ação do Espírito Santo, habita cada um de nós.

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso. Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto». Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-Se deles e foi elevado ao Céu. Eles prostraram-se diante de Jesus, e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus."
Lc 24, 46-53

Senhor, que eu me deixe habitar por Ti. Inunda-me com o Teu Santo Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário