sábado, 14 de novembro de 2015

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 


Como estamos a terminar este ano litúrgico, as leituras, destes dois últimos domingos, ajudam-nos a entrar e permanecer numa atitude de esperança, face aos acontecimentos apocalíticos que os "últimos tempos" trazem consigo. E, infelizmente, a trágica noite de ontem em Paris, é um exemplo, demasiado terrível, de como esta atmosfera apocalítica se concretiza nos nossos dias, ainda que estes não sejam os últimos. Que as leituras de hoje nos ajudem a viver, em Cristo, esta dura realidade.


Na 1ª leitura ( IDan 12, 1-3) o profeta Daniel anima o povo de Israel, que se encontrava sob o domínio dos gregos, a perseverar nas verdades da sua fé. Fundamenta, a exortação que lhes faz, na certeza de que Deus enviará um salvador, Miguel, o grande chefe dos anjos,  que protegerá os que permanecerem fiéis a Deus. Mesmo contra ventos e marés deixemo-nos animar pelas palavras de Daniel, pois como veremos, nas outras duas leituras de hoje, a profecia cumpriu-se, em Jesus.

Na 2ª leitura S.Paulo apresenta-nos Jesus como mediador entre Deus e os homens.  Jesus, de uma única vez, oferece-se a Si mesmo e livra-nos do pecado e da morte. Ficou feito para sempre. Jesus dá-nos o caminho de um mundo novo rumo à vida eterna.

"Todo o sacerdote da antiga aliança se apresenta cada dia para exercer o seu ministério e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca poderão perdoar os pecados. Cristo, ao contrário, tendo oferecido pelos pecados um único sacrifício, sentou-Se para sempre à direita de Deus, esperando desde então que os seus inimigos sejam postos como escabelo dos seus pés. Porque, com uma única oblação, tornou perfeitos para sempre os que Ele santifica. Onde há remissão dos pecados, já não há necessidade de oblação pelo pecado."
Hebr 10, 11-14.18


No Evangelho (Mc 13, 24-32) S. Marcos escreve para as primeiras comunidades que , tal como nós hoje, em pleno séc. XXI, viviam tempos de incerteza, de insegurança, de medo. Problemas e dificuldades sempre houve e haverá, mas nós temos a certeza de que Jesus já venceu a morte e intercede por nós continuamente junto do Pai.  Mesmo quando tudo nos parece negro acreditemos no Seu Amor Misericordioso por cada um de nós. Deixemo-nos amar por Ele. Em Jesus também  nós venceremos a morte. Quando e como, só Deus o sabe.


Senhor, peço-te em especial pelos que foram vítimas do terrorismo em Paris, para que:  os que partiram encontrem em Ti o descanso eterno; os que ficaram feridos sejam curados; os familiares encontrem apoio, solidariedade e amor no seu sofrimento. Que, no meio de tanta dor, sintam o quanto são amados por Ti. Ajuda-os Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário