sábado, 3 de janeiro de 2015

FESTA DA EPIFANIA


Com a celebração do que popularmente chamamos "Dia de Reis" termina o tempo litúrgico do Natal. Diz a tradição que estes reis vieram de muito longe até Belém adorar o Deus Menino. Guiados pela estrela e atraídos pela verdadeira Luz, que é Jesus, estes magos que representam todos os povos,que personificam cada um de nós, numa atitude de fé, reconhecem Deus no bebé deitado na manjedoura e revelam-nos a presença de Deus feito homem no meio de nós. 




Neste domingo, em que Deus se manifesta aos homens, na 1ª leitura (Is 60,1-6) o profeta Isaías anuncia que chegou a Luz a Jerusalém e que sobre esta cidade brilha a glória do Senhor e, por isso,para lá se dirigirão povos de todo o mundo e afluirão as riquezas da terra. Efetivamente que maior tesouro poderia ter esta parte do globo terrestre do que aquele que lhe foi dado por Deus: ser o berço do Seu Único Filho! 




Na 2ª leitura S.Paulo desperta-nos para o facto de, pela ação do Espírito Santo,  termos recebido a graça de conhecer que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, que veio ao Mundo para salvar todos os homens, sejam eles judeus, ou não. Hoje, pela fé, sabemos que somos muito amados por Deus, que nos adotou como filhos no Seu Único Filho.


"Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo. 
Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas:
 os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho."

Ef 3,2-3a.5-6


O Evangelho leva-nos a contemplar o presépio e a louvar a Deus pelas maravilhas que fez e continua a fazer em nosso favor. É um Deus que se faz um de nós, sujeito a todas as contingências inerentes à condição humana, mas não deixando nunca de ao mesmo tempo  ser uma das Pessoas da Santíssima Trindade. Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.
Só Deus ama assim desta forma total e infinita, a ponto de dar Seu Filho por nosso amor! Foi este Deus que aprendemos a conhecer com Jesus.




Senhor  eu te louvo e bendigo por nos amares tanto. Bendito sejas hoje e sempre, pelos séculos sem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário