sábado, 12 de abril de 2014

DOMINGO DE RAMOS - PAIXÃO DO SENHOR


Iniciamos hoje a Semana Maior, a Semana Santa, com a aclamação de Jesus ao entrar em Jerusalém e com o relato da Paixão do Senhor. 
Os ramos verdes, que hoje carregamos, recordam a saudação e o acolhimento do Povo a Jesus, ao entrar em Jerusalém. Nós também queremos saudar a vida que ele trouxe e a misericórdia que encontramos em seu bondoso coração.  


A 1ª leitura fala-nos do "Servo Sofredor", que é o próprio Jesus. Ele é a Palavra de Deus feito homem para salvação da Humanidade.


Na 2ª leitura S. Paulo convidados-nos a olhar para Jesus que se despojou da sua condição divina, assumindo com humildade a condição humana, para servir, para dar a vida, para revelar totalmente aos homens o amor do Pai.

"Cristo Jesus, que era de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
                                                                                                                                                                     Filip 2, 6-11



Depois vem o Evangelho que convida a contemplar a PAIXÃO e MORTE de Jesus, segundo São Mateus.(Mt 26,14-27,66)
O texto introduz-nos no clima espiritual da Semana Santa. Não é apenas o relato dos factos acontecidos com Jesus, mas o anúncio de um mundo novo de justiça,de paz e de amor:
- Jesus passou pelos caminhos da Palestina "fazendo o bem" e anunciando  um  mundo  novo de vida, de liberdade, de paz e de amor para todos. 
O caminho do Pai passa pelo amor e pelo dom da vida.



                                                                                             Adaptado de Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

Envia Senhor sobre mim o Teu Santo Espírito e converte o meu coração, para que eu viva esta Semana Santa segundo a Tua vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário