sábado, 6 de maio de 2017

IV DOMINGO DE PÁSCOA


Neste domingo continuamos a escutar S. Pedro, que mais uma vez, nos entrega nos braços de Jesus Ressuscitado. As leituras encaminham-nos para a Porta do redil, que é o próprio Jesus, que nos conduz para Deus. Hoje, somos desafiados a confiar em Jesus, como o Bom Pastor, que nos guia pelos caminhos da vida. 

Na 1ªleitura (Atos 2, 14a.36-41) S.Pedro faz-nos o seguinte apelo : «Convertei-vos e peça cada um de vós o Batismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus»

Na 2ªleitura (1Pedro 2, 20b-25) S.Pedro desafia-nos a seguir Jesus, a fazer como Ele fez, confiados, entregues à ação do Espírito Santo em nós. Por Ele e n’Ele fomos salvos, voltamos para Deus. “Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, sobre o madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas”.


No evangelho é o próprio Jesus que se nos apresenta como o Bom Pastor, que nos conhece e chama pelo nosso nome. Deixemos que nos conduza e nos guie. Entremos por esta Porta que se nos abre sempre, se quisermos entrar por ela. Correspondamos ao seu amor por nós, descansando nos seus braços, deixando-nos amar por Ele.
"Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância»." 
Jo 10, 1-10 



Senhor, que eu me  deixe conduzir, guiar, apenas e só por Ti. Que eu entre pela porta que és Tu.

Sem comentários:

Enviar um comentário