sábado, 18 de fevereiro de 2017

VII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Continuamos no alto do monte a escutar Jesus. Hoje, Ele fala-nos de Deus, do Amor, sim, porque Deus é Amor infinito por cada um de nós. E deixa-nos mergulhar no maior mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Jesus, neste domingo, sobe a “fasquia”, vais mais além, desafiando-nos a irmos para lá dos nossos limites, a deixarmo-nos repassar por Ele e a, n’Ele, amarmos os que fazem parte do nosso viver.


Na 1ªleitura (Lev 19, 1-2.17-18)  ouvimos o Senhor a dizer, através de Moisés, ao povo de Israel, mas também a nós, para sermos santos, como Ele é Santo, concretizando as formas de manifestação dessa santidade: “Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele. Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.


Na 2ªleitura (1 Cor 3, 16-23)  S.Paulo leva-nos a perceber que, só “possuídos” pela sabedoria de Deus, seremos capazes de amar, não só aqueles de quem gostamos, mas também os que nos odeiam e nos fazem mal. É esta a mensagem, em Deus a capacidade de amar faz-nos ir para além de nós mesmos, n’Ele passamos a rezar, a amar o nosso próximo, mesmo aqueles de quem não gostamos mesmo nada, ou até detestamos. Este é o desafio: amar quem nos odeia. Só em Deus, na sabedoria divina, na “loucura” da  Cruz, isso é possível. Deixemos que Ele ame em nós.


No Evangelho Jesus coloca-nos em confronto connosco próprios, desafia-nos a ultrapassar os nossos limites, a não nos contentarmos, com o que já é bom, mas a irmos, sempre, mais para lá dessa meta, no amor aos que connosco compartilham a vida de cada dia, ou aos que, ocasionalmente, se cruzam connosco. É assim o amor de Deus por cada um de nós, vai sempre mais além. Só Deus ama assim, infinita e continuamente.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito»."

Mt 5, 38-48 


Senhor, que o meu coração todo se te entregue, para que, também em mim, Tu ames os que comigo se cruzam, nos caminhos da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário