domingo, 12 de fevereiro de 2017

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM


É já o terceiro domingo em que, no alto do monte, Jesus continua a ensinar-nos. No primeiro, recebemos uma catequese sobre as bem-aventuranças e depois, no domingo seguinte, outra, mas sobre as obras de misericórdia. Hoje, temos mais uma, mas, desta vez, é relativa a alguns dos mandamentos da lei de Deus. É uma boa altura para O escutarmos, de coração aberto, e analisarmos a qualidade, a temperatura, a distância, da nossa relação com Deus e com os irmãos, com base nos preceitos que Ele nos deu.


Na 1ªleitura (Sir 15, 16-21 (15-20))  Ben Sira relembra-nos que Deus nos deu a lei, mas também a liberdade para optarmos pelo bem. É daí, da opção entre receber a lei como um caminho de amor, que Deus faz connosco, em que os preceitos nos guiam até Ele e assim nos permitem encontrar o Amor, ou como um cumprimento duro e penoso que se esgota no próprio ato de cumprir, ou não, uma série de impedimentos a fazermos o que nos apetece, que se percebe o eterno dilema de optar entre a vida e a morte. "Diante do homem estão a vida e a morte: o que ele escolher, isso lhe será dado."Que o Senhor nos ilumine, com a Sua Sabedoria, sempre que fazemos as nossas opções. 


S.Paulo na 2ª leitura (1 Cor 2, 6-10)  fala-nos da Sabedoria de Deus e desafia-nos a confiar nela, pois, com está escrito «nem os olhos viram, nem os ouvidos escutaram, nem jamais passou pelo pensamento do homem o que Deus preparou para aqueles que O amam». Que o Espírito Santo nos ilumine.



No evangelho continuamos a escutar Jesus, que na Sua pedagogia divina, nos vai conduzindo de forma a percebermos que o Amor todo se dá, sem limites, nem fronteiras, mas que, para crescermos n’Ele, precisamos de ajuda, de regras, de sinais, de informação, para não nos perdermos, para pormos a render tudo o que somos e temos.  Só o Senhor nos conhece, no mais profundo de nós mesmos e, na Sua Sabedoria, só Ele sabe do que precisamos para crescermos n’Ele e para Ele. A lei ajuda-nos no caminho amoroso que faz com cada um de nós. Os preceitos da lei são os alertas que recebemos de que algo vai mal, o caminho não é por ali e é preciso alterar a rota. Estejamos atentos a esses sinais e deixemo-nos conduzir por Jesus, aprendamos a dizer: sim,sim;não,não.
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo. Portanto, se fores apresentar a tua oferta ao altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta. Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher com maus desejos já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é melhor perder-se um só dos teus olhos do que todo o corpo ser lançado na geena. E se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e lança-a para longe de ti, porque é melhor que se perca um só dos teus membros, do que todo o corpo ser lançado na geena. Também foi dito: ‘Quem repudiar sua mulher dê-lhe certidão de repúdio’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que repudiar sua mulher, salvo em caso de união ilegítima, expõe-na ao adultério. E quem se casar com uma repudiada comete adultério. Ouvistes ainda que foi dito aos antigos: ‘Não faltarás ao que tiveres jurado, mas cumprirás diante do Senhor o que juraste’. Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum: nem pelo Céu, que é o trono de Deus; nem pela terra, que é o escabelo dos seus pés; nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes fazer branco ou preto um só cabelo. A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’. O que passa disto vem do Maligno»." 
Mt 5, 17-37

Ensina-me Senhor a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com o a mim mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário